Homilia Missa


Nós desejamos viver as coisas alegres da vida, mas nos momentos de sofrimento é necessário observar o exemplo dos homens de Deus que sofreram sendo fiéis na fé.

“No mundo tereis tribulações”.

Aquele que vive no mundo não ficará sem a tribulação. Por isso, o correto não é evitar o sofrimento, que somente terminará no céu, mas enfrentar e vencer os sofrimentos. É necessário, porém, aceitar a realidade com olhar de vitória.

Quatro origens do sofrimento

1) Natural: As leis da natureza causam sofrimentos. Estamos debaixo de ordens naturais que não provém de Deus ou do inimigo de Deus, mas sim da ordem natural das coisas. Ex: doenças.

2) Relaxamento: devido aos nossos próprios desacertos, temos que enfrentar dificuldades e sofrimentos.

3) Falta de sabedoria: quando, pela falta de discernimento, tomamos atitudes erradas que nos levam a sofrer.

4) Relação com Deus: quando a criatura não tem bom relacionamento com o Criador.
Todos os nossos sofrimentos estão relacionados a um ou mais desses pontos. É necessário observar o que não estamos aceitando ou o que estamos lidando de forma errada. Quem não aceita que tem problemas ou quem lida de forma errada com o problema não tem grandes possibilidades de eliminar o sofrimento.
Quem decide por tirar os olhos do sofrimento passa a olhar Jesus e o caminho da vida eterna. Perseverar é crer que a vitória virá por meio de Jesus.