Homilia Sábado

“Ao descerem do monte, os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?”Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.” (Mateus 17,10-13)

Estamos no último dia da segunda semana do advento. Esse tempo lindo e curto que nos prepara para receber o Senhor no Natal. Essa celebração da presença de Deus que se faz gente e vem visitar seu povo, esse Jesus que nasceu e anunciou as verdades do céu. Ele que morreu por nós, ressuscitou e está vivo para sempre em nosso meio.

Jesus hoje faz um elogio a Elias. Ele que foi uma das testemunhas que estiveram com Jesus no monte da transfiguração.

A palavra de Deus sempre traz essa certeza, que os personagens da bíblia estão intimamente ligados anunciando, às vezes, de maneira clara a presença de Jesus na história.

Quando ouvimos essas palavras de Jesus, elogiando a profecia, os ensinamentos de Elias, então o Senhor também está querendo dizer para cada um de nós, acolhermos em nossos corações toda essa história da fé. Acolher sempre a palavra como uma orientação segura para nosso caminho.

Precisamos desse fogo do Espírito Santo. O fogo ele aquece, ilumina e purifica não é por acaso que ele é um dos símbolos do Espírito Santo. Nós precisamos sempre desse fogo do espírito, para que possamos sempre recomeçar a nossa vida espiritual nossa vida de cada dia.

Nosso passado sempre deve ser tomado como um estimulo, para que possamos, daqui para frente, sempre retomar com novo ânimo no fogo do Espírito. E nesse tempo do advento, ter a consciência que o Senhor não abandonou seu povo, Ele não desiste de nós mesmo em nossa infidelidade.

O Senhor quer tanto que sejamos Dele que ele não leva em conta o nosso passado, mas o nosso coração, nossa disposição de sempre segui-lo.

A cor roxa do advento nos lembra que é tempo de conversão, de analise para que possamos sempre converter ao Senhor. Conversão é uma decisão de cada um, mas também uma graça que Deus concede ao seu povo, àqueles que lhes são fieis.

Hoje, e a cada dia de nossa vida precisamos acolher essa salvação que já nos foi dada por Deus. Renovar nosso compromisso de fé com o Senhor. Possamos sempre ter o fogo do Espírito para que nas lutas, quedas, infidelidades e nas misérias não nos conformemos, mas retornar na graça, e na fidelidade de Deus para nós.