Passos para efusão do Espírito Santo

A maior graça que podemos pedir a Deus é o Espírito Santo. Não existe bem maior do que a graça do Espírito Santo. Esta é a principal graça, o principal pedido.
Jesus quer nos dar seu Santo Espírito. Não é errado pedir as realizações pessoais. Mas o Pai sabe do que nós precisamos. Ele quer que nós façamos um pedido muito maior. O pedido do Espírito Santo, pois quando se tem o Espírito Santo não nos faltará paz, alegria, fé e força.
O senhor utiliza de vários canais para nos encher do Espírito Santo:
– Pela oração: Quando começamos a rezar, algo novo acontece em nosso coração. Esse algo novo é o Espírito Santo que começa a trabalhar em nossas vidas. É impressionante como nossa vida muda quando começamos a rezar.
Os apóstolos clamaram o Espírito em Pentecostes. Após o derramamento do Espírito Santo, todo o medo desapareceu dos seus corações. Em vez de pararem, os apóstolos começaram a pregar com mais desassombro a boa nova do Reino de Deus. O caminho para a efusão do Espírito é a oração. Basta que comecemos a rezar e o Espírito se derrama sobre nós.
Quando cremos em Deus e damos ouvidos à Sua Palavra, somos marcado com a graça divina. Dessa forma, Paulo não foi convertido quando caiu do cavalo, mas quando, por Ananias, o Espírito tomou posse do seu coração. Quando o Espírito Santo tomou posse do coração de Paulo, seus olhos se abriram.
– Pelo louvor: Por ele, entramos em contato com o Espírito Santo. “Não vos embriagueis com o vinho, mas vos embriagai-vos com o espírito santo, recitando entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais”. O Espírito Santo age quando estamos louvando a Deus.
– Pela Fé:: “Pela fé, recebestes o Espírito Santo prometido” (Galatas 5, 13). Pela fé, eu recebo o Espírito Santo prometido. Basta que eu faça um ato de fé para que o Espírito Santo venha em meu auxílio. Pela fé, o Espírito Santo é comunicado ao nosso coração.
– Pelos Sacramentos: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado me nome de Jesus e recebereis o dom do Espírito Santo”. (Atos2,38). Pela Igreja, os sacramentos nos conduzem à comunhão com o Espírito.
– Pela Obediência: Se eu obedecer, sempre ficarei cheio do Espírito Santo.Obedecer às hierarquias é estar em comunhão com Espírito Santo. Deus dá o Espírito àqueles que obedecem. A obediência é um caminho sagrado, enquanto a desobediência é um caminho maldito, desprotegido. Que o Senhor nos ensine a obedecê-Lo e nos ensine a ouvir a voz daqueles que Ele nos envia.
– Pela Devoção Mariana: Maria aponta o caminho para Jesus, o único a nos batizar no Espírito Santo.
– Pelo Sofrimento: Todos temos dor, sofrimentos e feridas. Quando não desperdiçamos nossas lágrimas, recebemos a efusão do Espírito Santo. O sofrimento é duro, mas quando o canalizamos em Deus, recebemos a recompensa.Na cruz, Jesus bebeu o vinagre dos nossos pecados e o transformou em vinho que é o próprio Espírito Santo.
“Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações, pois a tribulação gera a Paciência, a Paciência prova a fidelidade, a fidelidade comprovada produz a esperança, e a esperança não engana porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações p elo Espírito Santo que nos foi dado”. (Romanos 5,3-5)
Que nós possamos entregar nossas tribulações e as doenças do corpo e da alma a Deus pois, pela comunhão com o Espírito Santo, somos curados e restaurados.

Padre Jorge Tadeu Hermes – Diocese de Blumenau

1ª Palestra Domingo 07/02/2010 Canção Nova Curitiba