Perdão é uma exigência, amar é uma obrigação!

Nós aceitamos Jesus como o único salvador da nossa vida para amar e quando aceitamos ele, simplementes amamos. Você está amando?

Pe. Gilson Sobreiro, fundador da Fraternidade O Caminho

Amar quem ama a gente é fácil, amar quem não nos ama, quem nos fez o mal….

O amor é o primeiro fruto do Espirito santo. Faz parte da nossa natureza, nós somos a única religião no mundo que o fundador pediu que amássemso nosso inimigo,  faz parte da nossa identidade amar quem não nos ama e rezar por quem nos persegue.

Em Mateus 5,  Jesus vem nos falar: Ouvistes que foi dito: amarás o teu próximo e odiará teu inimigo, eu porém vos digo, amarás teus inimigos.

Jesus não é somente um reformador da lei, um novo Moisés, Ele tem poder de levar a lei à perfeição. O cristianismo nos leva à perfeição. O grego a palavra amar é Ágape, portanto Ágape teu Deus, Ágape teu próximo, Ágape teus inimigos.

Temos a estranha mania de transformar o próximo em inimigo, a pessoa que pensa diferente de você, que te magoou, te decepcionou, continua sendo teu irmão, tua irmã. O problema é que vivemos em uma realidade em que não gostamos de ser contrariados.

Deus não concorda com nossos erros, não aceita quando erramos sabendo o que é certo, mas nos ama infinitamente. Quando alguém errar com você, não a elinime pelo erro cometido. Peça inteligência ao Espirito Santo, peça este dom que ele também tem para lhe conceder, coloque a massa cinzenta para trabalhar.

São francisco diz:  se fosse só você,  Deus teria enviado seu Filho ao mundo para te salvar, só por você, por uma única pessoa, Deus tem a estranha mania de amar.

Garanta primeiro o amor,  não aceite a vida errada, não aceite os erros, mas aceite e acolha a pessoa. Isso nos ajuda a colocar em prática o amar os inimigos.

Jesus quando fala, fala porque é Deus, assume esta posição de autoridade, ele sabe o que a lei significa, ele sabe que a lei existe para que possamos amar mais.

Os pais devem apresentar valores ao filhos, porque quando a pessoa precisar ela vai ter a atitude certa.  O ser humano é marcado por experiências de amor, por isso os maiores traumas que carregamos é de não ser amados, o trauma da indiferença.

Guarde registros de amor no próximo, assim quando for para a presenção do Pai ,você será lembrado com amor, porque você terá registros de amor na memória das pessoas.  Não elimine ninguém da sua vida.

Eu só posso amar e perdoar porque fizeram isso comigo, e você também pode. O próprio Jesus, na cruz disse:  Pai perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem. Foi em meio a dor, sentindo os espinhos,  sentindo falta de ar, que Jesus perdoou seus inimigos. Jesus sabia que seus crucificadores sabiam o que estavam fazendo , porém Jesus disse: eles não sabem o que fazem , para que todos não fossem condenados, e Jesus fez isso por AMOR!!!!!!!!!!!

Jesus estremeceu na última Ceia porque não pode salvar Judas, Jesus amou a todos até o fim. O evangelista João nos fala que Jesus ofereceu a Judas, seu corpo e seu sangue, Judas porém pegou, mas não comeu, Judas não se apegou ao amor e à salvação.

Esquecer quem nos fez o bem nós esquecemos, mas esquecer quem nos fez mal não acontece e se for esperar esquecer para perdoar: isso nunca vai acontecer, para perdoar é preciso lembrar. Jesus nos pede que amemos quem nos decepcionou porque fomos feitos  imagem e semelhança do Pai, e quando amamos nos tornamos essa imagem e semelhança. Porém quando odiamos…amamos a mentira, não perdoamos, e a nossa semelhança começa a se assemelhar à natureza encardida.O amor é a única força que nos faz imagem e semelhança de Deus, o ódio nos faz imagem e semelhança do diabo. Não tem maquiagem que de jeito em você se você odiar, porque vc vai se tornar igual ao pai da mentira e do homicídio.

Perdão é uma exigência e não uma obrigação, a única obrigação que você tem é amar. Você não pode mudar seu passado, mas pode decidir como vai viver seu presente.

O Espirito Santo de Deus insuflado no pentecostes pode te ajudar a sobreviver, pode te ajudar a passar por esta vida sem colecionar ódio.  Por isso neste acampamento de pentecostes está aí a exigência: amar quem te traiu, quem te machucou, quem te tratou como nada, e todas as vezes que você lembrar do que te fizeram, e a dor vier, ore por esta pessoa, faça a oração que agrada o coração de Deus, a oração da verdade, peça a Deus também o dom do amor, limpando do seu coração todo ódio, porque fomos feitos imagem e semelhança de Deus.