Solenidade de São Pedro e São Paulo

Pedro exprime sua fé em Jesus

Homilia domingo – PHN – Matheus 16, 13-19

Neste domingo celebramos a Solenidade de São Pedro e São Paulo. Esses dois grandes santos andaram por caminhos errados antes de chegarem à santidade, mas, ao longo da vida souberam dizer sim a Deus, se tornaram gente do bem e deram muitos bons frutos dentro da Igreja Católica.

Deus é bom, e nós, por termos sido criados a sua imagem e semelhança, também somos, mas ainda precisamos melhorar, aperfeiçoar-nos, assim como S. Pedro e S. Paulo um dia precisaram.

S. Pedro lutou e alcançou a santidade ao ponto de Deus dar para ele a autoridade da Igreja. Jesus deu a Pedro as chaves do céu. Mas, antes disso, Pedro precisou ser lapidado, moldado, educado.

S. Paulo também teve uma vida que não ia de acordo com os caminhos de Deus, contudo, a partir do primeiro encontro pessoal que teve com Jesus, ele nunca mais o largou e sua vida mudou definitivamente.

Nós podemos estar na luta em nossos dias atuais, e com o testemunho, por meio de gestos e atitudes, nossa vida terá coerência com aquilo que somos: gente do bem.

A arvore dá bons frutos como diz a palavra. Somos bons, pois Deus é bom . Se Deus é bom, ele criou seus filhos com essência boa na imagem e semelhança Dele. Infelizmente o mundo tem adulterado os filhos de Deus tirando-os da essência original. É preciso voltar hoje a essência verdadeira que é Deus.

Pedro que era alguém do bem tinha a capacidade de reconhecer aqueles que são de Deus. Pedro para chegar ao ponto de tomar a frente da Igreja precisou ser moldado segundo os princípios de Deus. Hoje essa a dificuldade da juventude: o deixar Deus lapidar e limpar tudo que é velho. Não é fácil mudar. Mais o Deus que seguimos é capaz de restaurar todas as coisas.

São Paulo, como a maioria dos jovens, viveu uma vida de pecado e vazia. Rebaixou-se e teve que cair do cavalo para se encontrar com Deus. Mas como Pedro, Paulo largou a vida velha e deixou Deus guiar sua vida junto a comunidade dos cristãos.

Ninguém sozinho é bom o suficiente por isso tem os irmãos. Deus faz, Deus junta pessoas que se levantam para quando tudo começar a ficar difícil, um dar apoio ao outro.

Se você se aventurar em Jesus, mesmo que te chamem de louco e for testemunho, o Espírito Santo, demonstrará que é o verdadeiro Amor.

Obrigado pela presença e companhia!

Deus abençoe GENTE DO BEM!