Amar o próximo, COMO A SI MESMO

Não podemos amar o próximo se não amarmos a nós mesmo. Não vou aqui defender um egocentrismo ou individualismo, a virtude sempre estará no equilíbrio. O ensinamento do Evangelho é claro, precisamos nos amar. Isto mesmo, precisamos nos cuidar, cuidar de nossa saúde, de nosso físico, até mesmo de nossa aparência física. Como disse, tudo no equilibrio, sem narcisismo que já seria um transtorno de personalidade.

Fiz este post refletindo sobre mim mesmo. Pois dias atrás me aconteceu algo que me fez refletir sobre este Evangelho: “Eu tenho um pequeno problema de coluna, por isso, não posso forçar a coluna e nem carregar muito peso. Mas para agradar uma irmã que me pediu ajuda, peguei algumas caixas pesadas, e machuquei minha coluna. Fiquei três dias de “cama” e me recuperei aos poucos. Fiquei pensando, será que realmente amei o próximo com esta atitude? Com certeza, não! Porque não me amei, não respeitei os meus limites.

Amar a si mesmo é se cuidar, para transbordar este amor ao próximo. Amar a si mesmo é respeitar os seus limites, mesmo que desagrade as pessoas. Amar a si mesmo é seguir a risca as recomendações médicas…

Quando eu aprender a me amar, estarei apto a amar o próximo.

Forte abraço. Até a próxima|

Be Sociable, Share!