Fé x Razão, quem vencerá?

“A fé e a razão (fides et ratio) constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade.” (Papa João Paulo II, Encíclica Fides et Ratio)

Em um primeiro momento mediante o nosso Encontro Pessoal, somos imersos na graça de Deus, realmente experimentamos um pedaço do Céu aqui na terra. Nossa experiência religiosa deve estar alicerçada na fé, mas precisamos dar razão a nossa fé. Ninguém é anjo para viver na terra como já estivesse no Céu. Esta é uma fé imatura.

Passando a primeira fase do nosso “Encontro Pessoal”, vem o momento de colocar os pés no chão. Agora é preciso colocar os fundamentos em nossa fé mediante razão. Dar razão a nossa fé. é preciso entender que estudar a nossa doutrina, catequese e a teologia não tira de nós a graça de Deus. Muito pelo contrário, como é Deus que ilumina nossa razão, teremos uma fé muito mais profunda…

Muitos deixam a Igreja por viver uma fé alienada, só buscando uma espiritualidade da emoção, do sentimento, dos êxtases, dos gozos espirituais. Uma fé da emoção é vazia.

Também temos que ter cuidado com o outro extremo, vivendo somente pela razão. A razão não vai a lugar nenhum se não for conduzida pela fé. Não é possível um passarinho voar somente com uma asa, por isso a fé e a razão são estas asas que nos eleva a contemplação da verdade.

Caríssimos, a fé só será vencedora caminhando com a razão, e a razão só será vencedora quando andar junto com a fé… Aqui ambas são vencedoras em alicerçar uma sólida e verdadeira dimensão religiosa no homem.

Até a próxima,

Ademir Costa

Be Sociable, Share!