Francisco - Um nome profético para um Papa...

O Papa confirmou que o nome Francisco é realmente inspirado em São Francisco de Assis. Significado profundíssimo e profético…

“Segundo contou o Papa, durante o Conclave, o arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, esteve ao seu lado, em especial quando seu nome atingiu 2/3 dos votos e os cardeais já sabiam quem seria o novo Papa. Então Dom Cláudio o abraçou e disse: “Não se esqueça dos pobres. Papa Francisco disse que, nesse momento, ele pensou em São Francisco de Assis, em relação aos pobres. Depois, enquanto o escrutínio continuava, ele pensou nas guerras, e Francisco é o homem da paz. Foi quando veio ao seu coração o nome Francisco de Assis.”(Papa Francisco – Encontro com os Jornalista)

A dimensão profética do nome Francisco para o pontificado do Santo Padre é vastíssima. A história de vida do Irmão de Assis deixaram muitos traços daquilo que virá a ser o ministério petrino de Sua Santidade. Pobreza, humildade, simplicidade, amor a Deus, amor ao próximo, amor a criação. Francisco de Assis que foi missionário, homem fraterno, homem do diálogo inter-religioso. Não fazia distinção de pessoas, doava-se com todo o seu ser aos pobres e leprosos, mas tinha um profundo amor pelos ricos. Homem de profunda oração e intimidade com Deus. Configurou-se de tal modo a Cristo na Terra que recebeu os seus estigmas. Francisco de Assis é uma figura incontestável para todo mundo.

Um nome profético que exige muita responsabilidade do Papa Francisco. O próprio Francisco de Assis no início de sua missão não agradou a todos e ainda era chamado de louco por muitos.

A ordem de Deus na cruz de São Damião foi: “Francisco vai e reconstrua a minha Igreja que está em ruínas.” Não precisamos ser tão dramático, pois a Igreja não está em ruínas, mas precisa de algumas reformas. Por isso, Deus suscita um Papa que tem no coração os ideais de Francisco de Assis para fazer todas as reformas necessárias no Corpo Místico de Cristo.

Ainda tenho muito a refletir sobre a dimensão profética deste nome. E sou sincero, me emociono, pois como já disse em várias matérias deste blog, amo São Francisco de Assis como um irmão e amigo. Não é uma simples homenagem prestada pelo Papa, mas um legado a ser revivido…

No século 13, O Papa Inocêncio III teve um sonho no qual via um jovem maltrapilho – Francisco de Assis – sustentando sozinho a Igreja do desabamento.

Hoje este sonho se repete, quem sustenta a Igreja é o Papa Francisco…

São Francisco de Assis rogai por nós!

Forte abraço

Ademir Costa

Be Sociable, Share!