Podemos fazer Diálogo Ecumênico e Interreligioso?

Nós podemos fazer parte deste diálogo do qual o fundamento sempre será o Amor. Mas é necessário ter uma base e conhecimento da própria religião e das outras religiões. Pois para fazer ecumenismo e diálogo religioso é preciso entender e conhecer os fundamentos religiosos da própria fé e depois das diversas manifestações religiosas para que se possa haver um diálogo fecundo.

Penso que fazer diálogo religioso ou ecumênico não significa que devemos relativizar a nossa Doutrina e as nossas verdades de fé para agradar as outras religiões com intuito de tolher possíveis obstáculos que atrapalham tal relação. O diálogo significa buscar bens e valores comuns e universais, como é o desejo universal do homem por justiça, paz e amor. Empenhar-se na busca desta comunhão de amor pelas sementes do Verbo que se evidenciam nas diferentes religiões.

Reflito que assim deve acontecer o nosso encontro com as outras religiões, na perspectiva da tolerância e do respeito mútuo, e na compreensão dos valores e das diferenças nas crenças e doutrinas de cada religião. Este diálogo sempre terá como “coluna vertebral” o Amor.

Deus é Amor, façamos no mundo unidade pela caridade! Sejamos “construtores de pontes”!

Forte abraço,

Ademir Costa

Be Sociable, Share!