Como alcançar o Trono de Deus em minha alma?

Hoje a Igreja celebra Santa Teresa D’Ávila, que viveu no século XVI (1500 D.C), foi responsável pela Reforma na Ordem das Carmelitas. Esta santa fez uma verdadeira revolução espiritual na sua época, deixou várias obras como o “Caminho da Perfeição”, “A Vida”. Mas uma obra que marcou muito minha vida foi o “Castelo Interior ou Moradas” que conta a dimensão de nossa vida interior e o processo de crescimento que devemos seguir em nossa caminhada espiritual como filhos de Deus.

O livro Castelo ou Moradas Interiores leva-nos olhar para o nosso interior como um castelo do qual vamos entrando cômodo por cômodo. Ao todo são sete moradas até chegar no centro deste “castelo” onde habita o Senhor Todo Poderoso.

Este é um processo lento nos quais nos defrontaremos com um longo e intenso caminho de ascese, nas quais existirão muitas lutas, tentações, quedas, vitórias e etc. A Santa levou toda a vida para alcançar a Sétima Morada de sua alma.

Este livro marcou minha espiritualidade. Hoje o tenho como um guia da alma, com ele faço um Raio X do meu interior. Vejo como estou, em que passo está minha alma, se tenho evoluído ou regredido no meu caminho com Deus.

É um processo de espiritualidade interior que não se separa da vida exterior, pois tudo o que vivemos em nossa alma transborda para nossa vida terrena, não tem como separar corpo e alma. O nosso amadurecimento espiritual implicará no nosso processo de amadurecimento humano.

Desta maneira, Santa Teresa é uma intercessora que me ajuda a dar passos a entrar “morada por morada” com muita luta para um dia chegar ao encontro supremo como o Deus que habita minha alma.

Sei que estou muito longe da “sétima morada” onde está o Trono de Deus em minha alma. Mas quero crescer em minha espiritualidade, e ser um grande homem de Deus na minha espiritualidade pela intercessão desta grande santa e doutora da Igreja.

Santa Teresa D’Ávila rogai por nós!

Forte abraço,

@ademircn

Be Sociable, Share!