Mais um dia marcante de minha vida: Acolitato e Leitorato

 20131108-163117

Aconteceu na noite do dia 7 de novembro, as 18: 30 horas, a celebração de instituição ao leitorato e acolitato dos Seminaristas da diocese de Lorena a serviço da Comunidade Canção Nova, no Seminário Canção Nova, aos seminaristas do 2º ano de Teologia, sob a presidência de Dom Benedito Beni dos Santos, Administrador Apostólico.

A Instituição ao leitorato e acolitato são etapas importantes da formação do candidato ao sacerdócio que, depois de alguns anos de formação, gradativamente vai dando passos concernentes ao futuro exercício do ministério presbiteral. Isto não deve ser encarado como uma “burocracia eclesiástica”, mas sim passos significativos e aprofundados no compromisso que deve levar os seminaristas ao ministério ordenado segundo a graça de Deus.

As funções até então chamadas ordens menores e subdiaconato passaram a ser designadas como ministérios, reduzidos a dois para toda a Igreja Latina: Leitorado e Acolitado.

Os ministérios do Leitorato e do Acolitato podem ser conferidos a leigos, mas devem necessariamente ser conferidos aos candidatos às Ordens sacras, que os exercerão por algum tempo.

O leitor tem a função de proclamar a Palavra de Deus, ao passo que o Acólito serve ao altar, podendo distribuir a Comunhão em casos extraordinários.

Estes dois ministérios são conferidos pelo bispo ou, nos Institutos religiosos clericais, pelo superior Provincial ou Geral assim como pelo Abade, através de rito litúrgico próprio.

20131108-170142

A instituição de Acólito e a de Leitor, conforme a Tradição ficam reservadas aos varões, sem se excluir que tais funções temporariamente sejam exercidas por mulheres.

Seminaristas que receberam os Ministérios de Acolitato e Leitorato:

Ademir Costa
Alexsandro Freitas
Edilberto Carvalho
Edison de Oliveira 
Gilberto Duarte
Givanildo Xavier 
Halan de Melo
Leandro Couto
Be Sociable, Share!