Carta aos Gálatas > Leitura #188

Uma saudação familiar

Uma saudação familiar a todas as comunidades assistidas pelo apóstolo Paulo e que marca nossa vida até hoje na Santa Missa.

Crédito:avdyachenko / Getty Images

A vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”

Esta saudação que Paulo dirige aos gálatas lhe parece familiar? Sim! É isso mesmo! É a mesma saudação que o sacerdote profere quando a missa se inicia, é assim que ele acolhe a comunidade dos Cristãos que vão à missa.

Paulo se intitula apóstolo porque, como ele mesmo explica: quem o chamou e enviou não foram homens, mas o próprio Jesus. A experiência de conversão que Paulo viveu foi fortíssima, a tal ponto que nada e ninguém teria o poder de arrancar dele tal missão. Paulo seria apóstolo de um jeito ou de outro depois da experiência com Jesus. É essa experiência que lhe dá tanta firmeza em sua pregação. Logo após saudar os Gálatas, Paulo vai começar a sua exortação, que vai ser o foco de toda esta carta, mas, para nós, será um verdadeiro renovar da nossa fé e da nossa conversão.

Leia o trecho em Gl 1, 1-5.

Na Bíblia CNBB; página 1430.

Título: Saudação

Princípios Eternos

Gl 1, 4-5

“Ele se entregou por nossos pecados, para nos libertar do presente mundo mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai. A Ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém!”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

O apostolado de Paulo é para a glória de Deus, assim como o meu apostolado, dado pela igreja, é para a glória de Deus.

Como posso colocar isso em prática?

A começar pelas intenções, dar glória a Deus com a minha vida, com as coisas que eu faço, com o meu testemunho.