Carta aos Gálatas > Leitura #192

O perigo do respeito humano e a dissimulação

O perigo do respeito humano e dissimulação na vida cristã expõe a comunidade cristã ao descrédito e à divisão. A autenticidade é o remédio para esse mal.

O perigo do respeito humano e a dissimulação

Crédito:Wavebreakmedia / Getty Images

Se tu, que és Judeu, vives como gentio e não como Judeu, como podes obrigar os gentios a viverem como Judeus?”

Isso aconteceu na hora que tomavam a refeição diante de todos os cristãos de origem pagã e judaica. Mas esse deslize de Pedro e Barnabé precisava de correção, porque era puro respeito humano por causa de uma fortíssima raiz Judaica que ainda insistia em permanecer nos fundamentos cristãos.

De fato, Jesus pregou uma nova aliança, mas não aboliu nada da lei, frequentava a sinagoga aos sábados e todas as festas judaicas. Até o rito que inaugurou da Eucaristia tinha alguma semelhança ritual com o que estavam acostumados a fazer no judaísmo. Portanto, encontrar a identidade cristã nesse início não foi tão fácil nem tão rápido, e as revelações que o próprio Senhor lhes ia dando e as palavras que o Espírito Santo ia recordando ajudavam os apóstolos e reconhecerem-se como cristãos e não como judeus.

Um desses fundamentos é justamente o que Paulo trás agora: a fé em Jesus Cristo, é ela quem Justifica e não a circuncisão.

“Sabendo porém que não se é justificado por observar a lei de Moisés, mas por crer em Jesus Cristo, nos também abraçamos a fé em Jesus Cristo.”

Não observar esta regra seria destruir a fé de Paulo e de todos os cristãos vindos do paganismo, pois se Paulo antes era um profundo observador da lei, depois de Jesus Cristo, só a fé o Justificou!

Leia o trecho em Gl 2,11-16

Na Bíblia CNBB, página 1431

Título: Paulo corrige Pedro

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura; seu exterior é o que menos importa, mas sua fé é quem o define e sua vida muda a partir dessa realidade.

Como posso pôr isso em prática?

Vivendo o Evangelho, dando meu testemunho e acolhendo os irmãos na fé.