Carta aos Romanos > Leitura #548

A importância da evangelização

A importância da evangelização é clara, e aqueles que nos anunciaram o Evangelho foram essenciais para o nosso conhecimento de Deus.

#545 segurando a bíblia

Créditos: Daniel Mafra / cancaonova.com

“Ora, como invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele que não ouviram?”

A importância da evangelização é favorecer, provocar, facilitar, realizar o encontro de Deus com os homens, sobretudo através da pregação da Palavra de Deus, a Boa Nova do Evangelho. Sem anúncio não há fé. Portanto, a primeira coisa a ser feita é a proclamação da Palavra.

Mas sabemos que a importância da Evangelização não é só isso, ela vai além e continua nos modelando pela oração e pelas obras, que é a palavra vivida em resposta à proclamação do Evangelho. Já naquele tempo, Paulo dizia que todos ouviram o Evangelho ser proclamado, todo o Israel, por isso ninguém poderia dizer que não teve acesso à graça de Deus.

Hoje, o que podemos dizer? O mundo todo tem acesso ao Evangelho. Mesmo nos países mais fechados ao cristianismo, a Palavra de Deus encontra seu lugar nos esconderijos, como se fosse uma seita, mas conquistando os corações para Deus. Nós, que temos liberdade para crer e professar a nossa fé, temos que fazer valer essa graça por uma vida digna de nossa vocação.

Leia o trecho em Rm 10,5-21

Na Bíblia CNBB, página 1392
Título: A salvação é para todos

Promessas

Rm 10,5.9.11.13.19
Em relação à justiça que vem da Lei, Moisés escreve: Quem cumprir estas coisas, por elas viverá.”
Se, pois, com tua boca confessares que Jesus é o Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.”
De fato: todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
Pergunto ainda: porventura Israel não compreendeu? Moisés é o primeiro a dizer: Eu vos levarei a ter ciúme de gente que não é nação, excitarei vossa ira contra uma nação que nada entende.”

Ordens
Rm 10,6-7
Mas quanto à justiça que vem da fé, diz a Escritura: Não digas em teu coração: ‘Quem subirá ao céu?’ (quer dizer: para de lá fazer descer o Cristo); ou: ‘Quem descerá o abismo?’ (para fazer subir Cristo dentre os mortos).”

Princípios Eternos

Rm 10, 8.10.12.14-15.17-18
Na realidade, que diz a escritura? ‘A palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração’. Essa palavra é a palavra da fé que pregamos.”
É crendo no coração que se alcança a justiça, e é confessando com a boca que se consegue a salvação.”
Portanto, não há diferença entre judeu e grego: todos tem o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam.”
Ora, como invocarão aquele a quem não creram? E como crerão naquele que não ouviram? E como ouvirão se ninguém o proclama? E como proclamarão se não houver enviados? Assim é que está escrito: Quão bem-vindos os pés dos que anunciam boas novas.”
Logo, a fé vem pela pregação e a pregação pela Palavra de Cristo. Então eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certo que ouviram, pois a voz deles se espalhou por toda a terra e as suas palavras chegaram aos confins do mundo.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça! Pois o Evangelho está sendo anunciado aos quatro cantos da terra!

Como posso pôr isso em prática?
Ouvir a Deus e pôr em prática a Sua palavra em minha vida.