Carta aos Romanos > Leitura #546

A soberana liberdade de Deus

A soberana liberdade de Deus desagrada aqueles que não tem fé. Pois Deus não está ao gosto da nossa vontade, apesar de nos amar plenamente.

#545 A soberana liberdade de Deus

Group4 Studio by GettyImages.

“Por ventura o vaso de barro vai dizer que o modelou: o que me fizesse assim?”

Nenhum de nós tem autoridade para questionar Deus, a soberana liberdade de Cristo. O Senhor é livre, ele realiza suas ações conforme sua vontade, isso nos intriga, causa medo, deixa seguros, se não temos fé, se não acreditamos n’Ele e se não nos deixamos amar por Ele. Uma vez que Ele nos ama, realiza suas obras a nosso favor pela nossa salvação.

Assim, na história da salvação, Deus quis acolher um povo que vai além da descendência de Israel segundo a carne. É a descendência da fé. Nós que não somos israelenses, que não somos judeus, estamos incluídos na medida que cremos do nome do Filho de Deus como nosso Senhor e Salvador.

A intervenção

Precisamos ter consciência de que Deus intervém para a nossa salvação e, se não fosse assim, teríamos nos tornado como Sodoma e Gomorra. Essa intervenção tem um nome, que se chama: Jesus Cristo!
“Se o Senhor dos exércitos não nos tivesse deixado um germe, nós teríamos tornado como Sodoma e teríamos ficado iguais a Gomorra.”

Leia o trecho em Rm 9, 19-29

Na Bíblia CNBB; página 1391.
Título: A soberana liberdade de Deus.

Promessas

Rm 9, 26.27

“E lá aonde lhes foi dito: vos não sois meu povo Ali serão eles chamados filhos do Deus vivo.”
“Mesmo se o número dos filhos de Israel for como a areia da praia, é o resto que será salvo; pois o Senhor cumprirá, plena e prontamente, sua palavra sobre a terra.”

Princípios eternos

Rm 9, 20-21. 29

Pensa bem, homem! Quem és tu para contestares a Deus? Porventura vai o vaso de barro dizer a quem o modelou: Por que me fizeste assim? Acaso não pode o oleiro, da mesma massa, fazer um vaso de lixo e outro vulgar?”
“Se o Senhor dos exércitos não nos tivesse deixado um germe, nós teríamos tornado como Sodoma e teríamos ficado iguais a Gomorra.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

O amor de Deus me conquistou. Ele me salvou em Jesus Cristo, perdoando todos os meus pecados.

Como posso pôr isso em prática?

Permanecer nele, permanecer no amor de Deus.