Carta aos Romanos > Leitura #532

De fato, Deus é um só

Os cristãos são monoteístas como creem pessoas de outras religiões. De fato, Deus é um só, mas se examinarmos cada fé, veremos que esse Deus não é o mesmo.

#531 De fato, Deus é um só

Créditos: Wesley Almeida / cancaonova.com

“Acaso Deus é só dos Judeus? Não é também dos pagãos? Sim, é também Deus dos pagãos.”

O Deus em que creem os cristãos é um só, mas é trino, é Trindade! É um só Deus em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Essa profissão de fé básica dos cristãos já nos diferencia das outras religiões monoteístas, então, já descobrimos que Deus, mesmo sendo um, não é compreendido da mesma forma para todos!

Na teoria, Judeus, Muçulmanos e Cristãos creem num único Deus que criou todas as coisas e sustenta em seu poder todas as coisas. Na prática, a partir disso, há muitas diferenças de compreensão, da revelação divina e dos procedimentos humanos, assim como das promessas em relação a vida eterna.

Nós, cristãos, cremos em Deus, que é muito próximo a nós, que nos ama e nos faz filhos amados e herdeiros de sua vida divina. Ora, qual outro Deus nos amou como o Senhor nos amou em Jesus Cristo? Qual outro Deus perdoou nossos pecados e nos libertou da escravidão prometendo a vida eterna?

Que Deus veio ao mundo como um de nós, viveu a nossa vida, nos ensinou os seus caminhos, curou nossas enfermidades, carregou nossos pecados e deu a vida em nosso lugar numa cruz ressuscitando dos mortos ao terceiro dia para o perdão dos nossos pecados e nossa salvação?

O Deus de misericórdia

Qual foi o Deus que derramou sobre nós o seu Espírito Santo? Qual é o Deus que nos dá um alimento que dura para a vida eterna? Nem precisa procurar, eu te dou a resposta: o Deus dos cristãos!  Mas também dos judeus, embora não creiam somente no Pai.

Este Deus que cremos é também Deus dos que creem em outros deuses. Pois sendo o único capaz de cumprir suas promessas e nos ter feito tão grande bem, é Ele também quem julgará e salvará todos os outros homens, segundo a sua misericórdia.

Não somos melhores do que ninguém por sermos cristãos, antes, devemos ser gratos por conhecermos a revelação e, pela graça, nos mantemos no caminho da salvação.

Leia o trecho em Rm 3, 21-31.

Na Bíblia CNBB; página 1385.

Título: A justificação de judeus e pagãos pela graça.

Promessas

Rm 3, 30

De fato, Deus é um só: ele justificará os circuncisos em virtude da fé, e os incircuncisos mediante a fé.”

Princípios eternos

Rm 3, 21-26.28-29.31

Agora, sem depender da Lei, a justiça de Deus se manifestou, atestada pela Lei e pelos profetas, justiça de deus que se realiza mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem; pois não há diferença: todos pecaram e estão privados da glória de Deus. E só podem ser justificados gratuitamente, pela graça de Deus, em virtude da redenção no Cristo Jesus. É ele que Deus destinou para ser, por seu próprio sangue, instrumento de expiação mediante a fé. Assim que demonstrou sua justiça, deixando sem castigo os pecados cometidos outrora, no tempo de sua tolerância. Assim também ele demonstrará sua justiça, no tempo presente, a fim de ser justo, e tornar justo todo aquele que se firma na fé em Jesus.”

Pois julgamos que a pessoa é justificada pela fé, sem a prática da Lei. Acaso Deus é só dos Judeus? Não é também dos pagãos? Sim, é também Deus dos pagãos.”

Então pela fé anulamos a Lei? De modo algum. Pelo contrário, a confirmamos.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

A profissão da minha fé me mantém no caminho da salvação por meio de Jesus Cristo, Filho de Deus. Crer em Deus, que é trindade, me responsabiliza em anunciar aos povos o Seu evangelho, que não é aceito por muitos.

Como posso por isso em prática?

A minha oração e atitudes devem revelar o que eu creio e, como também o Deus que eu adoro. Respeitando aqueles que não querem crer, os quais Deus julgará conforme sua índole e ações.