Evangelho de São Lucas > Leitura #389

Não seja causa de queda

Não seja causa de queda para os outros. Aquele que causa a queda dos outros é como uma infecção que se alastra, o infectado, infectando os outros com o pecado.

Créditos: Ivan Pantic by GettyImages

“É inevitável que surjam ocasiões de pecado, mas ai daquele que as provoca!”

Pecar já é ruim, ser causa de queda para os outros é pior ainda. Por isso devemos evitar uma coisa e sobretudo outra, pois a pena para quem causa queda é dolorosa.

Jesus diz: “Seria melhor para ele ser atirado ao mar com uma pedra de moinho no pescoço, do que fazer cair um só desses pequeninos.”

Nossa, que coisa séria! Existem escândalos e pecados que abalam e arrastam multidões e as levam à queda. Uma só pessoa pode ser responsável pela perdição de milhares ou milhões de pessoas por causa de suas palavras, de suas atitudes ou de seu testemunho falso. Mas também podemos ser causa de queda para nossa família, grupo de amigos e para outras pessoas que, de alguma forma, nos ‘seguem’ ou ‘confiam’ em nós.

Perdoar sempre

Da mesma forma: perdoar e pedir perdão não é uma opção para nós cristãos, pois Deus está sempre disposto a perdoar! Contudo, Ele nos perdoará na medida em que nós mesmos perdoarmos os outros. Assim, o perdão que damos é também redentor, pois salva o pecador da condenação e, consequentemente, da pena pelo que fez, pois é no nome de Jesus que perdoamos. Não se trata de perdão sacramental, de maneira alguma. São as faltas cometidas no nosso dia a dia e que cuja reconciliação em nome de Jesus, provoca cura e libertação em nossos corações.

Mas há pecados mortais que só com o sacerdote alcançaremos perdão de Deus, mesmo que já nos tenhamos arrependido e reconciliado com os irmãos.

Esse perdão é de sempre e para sempre. Todos os dias, quantas vezes for preciso e necessário! Estamos prontos para isso?

Oremos para que o Senhor nos fortaleça em Sua graça, a fim de que não sejamos causa de escândalo e, reconhecendo a nossa fraqueza, peçamos perdão constantemente por nossos pecados.

Leia o trecho em Lc 17,1-4

Na Bíblia CNBB, página 1296
Título: Escândalo, correção e perdão

Ordens

Lc 17,3-4

“Cuidado, portanto!

Se teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: estou arrependido, perdoa-lhe.”

Princípios Eternos

Lc 17,1-2

“Jesus disse a seus discípulos: É inevitável que surjam ocasiões de pecado, mas ai daquele que as provoca! Seria melhor para ele ser atirado ao mar com uma pedra de moinho no pescoço, do que fazer cair um só desses pequeninos.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Viver o PHN é apenas o começo, mas não basta! É necessário ser santo! Dar testemunho!

Como posso pôr isso em prática?

Dedicar-me a estar na presença de Deus em todos os momentos. Buscá-lo, ir ao seu encontro nas necessidades do outro e nos sacramentos.