Evangelho de São Lucas > Leitura #390

A força da fé

A força da fé se revela determinante na vida do crente, e todo cristão precisa dela para agradar a Deus e permanecer em seu caminho. Essa fé é Ele quem nos dá.

#390A força da fé

Créditos: Tinnakorn Jorruang by GettyImages.

“Os Apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta a nossa fé!”

De fato, somente depois da ressurreição de Jesus e do derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, os Apóstolos manifestaram a fé que agora pedem a Jesus que a aumente.

Várias passagens falam sobre essa fé que os discípulos estão pedindo, e que é Dom do Espírito (cf. Cor 12,9); A fé de Marta e Maria: “Se creres, verás a Glória de Deus!” (cf. Jo 8, 40); A fé capaz de remover montanhas (cf. Mt 17,20; veja também Mt 21,21); A certeza daquilo que não se vê (cf. Heb 11,1).

Na realidade, somente o Espírito Santo nos abastece com essa fé. É um dom para todos, mas a maioria de nós não adere o bastante, não confia o suficiente, não se entrega a ele em proporção capaz de experimentar o poder de Deus assim.

A vida de santidade

Muitos santos experimentaram milagres extraordinários e grandiosos de efeitos interiores e exteriores. Histórias de santos como São Padre Pio que bilocava (estava em dois lugares ao mesmo tempo). Depois de sua entrada no céu, seu corpo foi exumado e se encontra incorrupto!

Santo Antônio, que ressuscitou mortos, pregou para os peixes quando o povo não quis ouvir a Palavra de Deus, até colocou de volta o pé de um jovem que havia se autodecepado em penitência (se teu pé te faz pecar, arranca-o).

Mas há outras montanhas removidas por Santos como Tereza D’Ávila, São João da Cruz, Terezinha de Jesus, que no interior da pessoa humana descobriram caminhos de libertação e santificação profunda pela oração e a prática das virtudes, são doutores e doutoras da Igreja.

E eu e você? Nós precisamos praticar a fé começando pela adesão à Palavra de Deus, crendo n’Ele e em Sua revelação, e que ela, mesmo misteriosa por vezes, é a nossa salvação. A partir disso, teremos a possibilidade de avançar e veremos milagres a ponto de pedirmos coisas impossíveis a Jesus, e ele realizará. Não temos visto muitas graças pela força da oração em nossos encontros, acampamentos e grupos de oração? Todos nós podemos experimentar essa graça, pois o Reino de Deus está no meio de nós!

Leia o trecho em Lc 17,5-6

Na Bíblia CNBB, página 1296
Título: A força da fé

Princípios Eternos

Lc 17,6

“O Senhor respondeu: Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela os obedeceria.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Não tens visto mais milagres porque não tendes crido o bastante.

Aumentarei a vossa fé! Crede em mim.

Como posso pôr isso em prática em minha vida?

Preciso crer e crerei, mesmo quando tudo parecer contrário.

Eu creio, Senhor, mas aumenta a minha fé.