Evangelho de São Lucas > Leitura #393

O Reino de Deus

“Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus.”

#393O Reino de Deus

Créditos: Wirestock by GettyImages.

“O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: Está aqui, ou: está ali, pois o Reino de Deus está no meio de vós.”

Há uma palavra que Jesus diz claramente e já chegou: “Mas se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é porque o Reino de Deus já chegou entre vós” (cf. Lc 11, 20) e a mesma palavra, “Se expulso, no entanto, pelo Espírito de Deus, é porque já chegou até vós o Reino de Deus” (cf. Mt 12,28 ).

O mal sai da vida do homem não por uma ação ou força humana, mas pela ação e força de Deus! É intervenção divina! E, se Ele intervém, é porque o Seu reinado está entre nós, é em nós!

As pessoas esperam do Senhor espetáculos mágicos para impressionar com seu poder, mas não é esse o jeito  nem a vontade de Deus. Ele age discretamente, chega, e o mal é obrigado a sair. “Quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito” ( cf. 1 Cor 13, 10). 

Assim, identificamos a nossa conversão! Se a nossa vida mudar, deixando o mal e as trevas e abraçando a luz, sabemos que estamos em Deus e seu reinado nos atingiu! Deus reina, antes de tudo, nos corações, é neles que Ele realiza a sua obra de salvação. Ora, existe um lugar, de fato, onde Deus é Rei e onde iremos com Ele morar, mas não é neste mundo pervertido e incrédulo.

Podemos fazer este mundo melhor, na medida em que mais pessoas conhecem a Deus e aderem a Ele, mas, apesar de tudo, aqui jamais será o Reino de Deus, este mundo passará e Deus construirá uma nova terra e novos céus onde reinará com seus santos!

Leia o trecho em Lc 17,20-21.

Na Bíblia CNBB; página 1296.
Título: A vinda do reino não é ostensiva.

Princípios Eternos

Lc 17, 20b-21

“O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: Está aqui, ou: está ali, pois o Reino de Deus está no meio de vós.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

A presença de Deus é o sinal de Seu Reino entre nós!

Como posso pôr isso em prática?

Permanecer com Ele na oração, na Sua palavra, nos sacramentos, na caridade!