Evangelho de São Lucas > Leitura #391

Simples servos trabalhando para Deus

Somos simples servos trabalhando para Deus. No entanto, não devemos realizar nosso trabalho na esperança de que merecemos um tratamento diferenciado.

#391Simples servos trabalhando para Deus

Créditos: Hispanolistic by GettyImages

“Somos simples servos, fizemos o que devíamos fazer.”

O que quer dizer simples servos trabalhando para Deus? Jesus está nos ensinando a realizarmos as nossas tarefas com simplicidade sem esperar nada em troca. Por isso ele conta a parábola de um senhor com seu servo. Entendamos aqui por servo não somente aquele que é assalariado, mas alguém que, além disso, depende de seu senhor e por muitas vezes lhe deve a vida. Alguns, inclusive, foram comprados como escravos.

Esse servo trabalha duro, na terra ou com animais, não é nada fácil. Ainda assim, ao final do dia, ele deve servir o seu senhor com alegria e bem apresentado, pois é o seu serviço. O senhor deverá reconhecer esse esforço e lhe agradecer por isso? Não, é o trabalho do servo, é a condição dele, o senhor não precisa agradecer-lhe.

Assim somos nós também com relação as nossas tarefas diárias, sobretudo com relação ao anúncio do Evangelho ao qual fomos chamados. Fazemos o que temos que fazer sem esperar nada em troca, recompensas, aplausos, seguidores, pois somos servos. Quantos de nós não perseveramos justamente porque “ninguém reconhece o que eu faço”!

Não podemos depender de reconhecimento

É claro que precisamos ser gratos por aquilo que nos fazem de bem, mesmo ao mais simples dos operários, contudo, nós mesmos não podemos depender de reconhecimento para realizar o que nos é confiado. Isso é um ensinamento de Cristo, para que aprendamos a ser como ele é. Cristo nos serve e o que damos a ele em troca?

Ele se fez como nós, deu a vida para nos salvar. E qual é o nosso agradecimento?

Lembremos, contudo, de que nem mesmo um copo de água dada a um discípulo de Cristo não ficará sem sua recompensa.

Leia o trecho em Lc 17,7-10

Na Bíblia CNBB, página 1296
Título: Somos simples servos

Ordens

Lc 17,10

“Assim, também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: Somos simples servos, fizemos o que devíamos fazer.”

Princípios Eternos

Lc 17,7-9

“Se alguém dentre vós tem um servo que trabalha a terra ou cuida dos animais, quando ele volta da roça, lhe dirá: Vem depressa para a mesa? Não dirá antes: Prepara-me o jantar, arruma-te e serve-me, enquanto eu como e bebo. Depois disso, poderás comer e beber? Será que o senhor vai agradecer o servo porque fez o que lhe havia mandado?”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Os servos de Deus são simples e humildes, não buscam reconhecimento ou recompensa. É assim que deves ser e agir.

Como posso pôr isso em prática?

Exercitar a humildade na simplicidade. “O que faz a mão direita não saiba a esquerda.”