Evangelho de São Mateus > Leitura #677

Chamados e escolhidos

Todos são chamados para o banquete, porém somente alguns correspondem ao convite de Deus

Chamados e escolhidos

Créditos: Burke/Triolo Productions / GettyImagens

 Essa parábola sobre o Reino dos Céus é mais uma que Jesus conta para nos falar do processo de nossa salvação, do esforço divino em nos convidar para estar em sua intimidade e da indiferença humana com este gesto amoroso.

Todos são chamados e escolhidos por Deus para participar da festa de casamento que Ele preparou para Seu Filho, desposando a Igreja. Mas nem todos correspondem a este chamado.

Sentar-se à mesa para comer com alguém é um gesto de intimidade próprio dos povos antigos e para o povo de Deus de maneira especial. Quanto mais especial a ocasião, mais preparada a refeição, e quanto mais importante é o anfitrião, mais relevante é o convite e, consequentemente, a ocasião. Jesus compara esta parábola ao que acontece no Reino dos Céus, onde, claramente, o Rei é Deus.

Somos chamados por Deus a participar da festa

Consideremos, portanto, a importância deste gesto divino, da relevância deste encontro para Deus e desta festa de casamento. “Mandou então Seus servos com esta ordem: Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!”

Consideremos a resposta dos convidados, que é a humanidade, quando repete esta atitude, mas de maneira muito especial, os chefes e autoridades judaicas da época que rejeitaram Jesus. “Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, outros agarraram os servos, bateram neles e os mataram.”

Vê-se aqui também, compilada, a história de salvação do povo judeu com as rejeições que ocorreram às pregações dos profetas que Deus enviou pelos séculos afora. Mas chegou o momento em que o Senhor definiu que sua festa não ficaria vazia, e convidou a outros pelo caminho, isto é, os pecadores, prostitutas, publicamos e ainda um povo gentio, pagão e não judeu.

Somos chamados a estar em comunhão

Nem por isso sua festa aceitava qualquer um, era preciso estar com o traje da santidade para participar da festa. Apesar de querer a casa cheia, não hesitou em colocar para fora um homem sem o traje de festa. Isso significa que não é possível entrar no reino dos Céus sem o traje apropriado para a festa. No dia de nosso juízo particular, não poderemos nos ocultar de Deus. Na sua festa, só poderemos permanecer se estivermos em comunhão com a ocasião e todos os outros convidados.

O diálogo com o homem sem o traje adequado nos mostra que não há argumentos para refutar o questionamento do rei. Ou temos o traje de festa e permanecemos, ou não temos o traje de festa e não podemos permanecer. “Quando o rei entrou para ver os convidados, observou um homem que não estava em traje de festa e perguntou-lhe: Meu caro, como entraste aqui sem o traje de festa? Mas o homem ficou sem responder.”

Há muito o que refletir sobre nossa vida e nossa resposta ao chamado de Deus a partir desta parábola. Não se trata de uma historinha legal para explicar uma moral. Não mesmo! É um princípio eterno com ordens e promessas bem definidas. É assim no Reino dos Céus.

Leia o trecho em Mt 22,1-14

Na Bíblia CNBB, página 1229

Título: O banquete de casamento e o traje de festa

Promessas

Mt 22,13

“Então o rei disse aos que serviam: Amarrai os pés e as mãos desse homem e lançai-o fora, nas trevas! Ali haverá choro e ranger de dentes!”

Ordens

Mt 22,9.13

“Portanto ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes.”

“Então o rei disse aos que serviam: Amarrai os pés e as mãos desse homem e lançai-o fora, nas trevas! Ali haverá choro e ranger de dentes!”

Princípios eternos

Mt 22,2-14

“O Reino dos Céus é como um rei que preparou a festa de casamento do seu filho. Mandou seus servos chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir.

Mandou então outros servos com esta ordem: Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa! Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, outros agarraram os servos, bateram neles e os mataram.

O rei ficou irritado e mandou suas tropas para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. Em seguida, disse aos servos: A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. Portanto, ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes.

Os servos saíram pelos caminhos e convidaram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. Quando o rei entrou para ver os convidados, observou um homem que não estava em traje de festa e perguntou-lhe: Meu caro, como entraste aqui sem o traje de festa? Mas o homem ficou sem responder. Então, o rei disse aos que serviam: Amarrai os pés e as mãos desse homem e lançai-o fora, nas trevas! Ali haverá choro e ranger de dentes! Pois muitos são os chamados, mas poucos são os escolhidos.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

O Senhor me leva a um exame de consciência profundo e um grande temor pela grandeza do seu amor e da sua misericórdia. Agora, é o tempo para eu me preparar com o traje de festa.

Como posso pôr isso em prática?

Preciso me organizar para uma boa confissão e retiro da boa morte.