Evangelho de São Mateus > Leitura #680

O primeiro mandamento

O fato é que não há nada mais importante que o primeiro mandamento

O primeiro mandamento

Créditos: by Getty images / fzant

Jesus descreve o primeiro mandamento para aquele doutor da lei. É claro que ele conhecia o mandamento, mas queria saber se aquele homem tão famoso estava com os pés no chão e o coração em Deus

Em um episódio parecido com este, Jesus devolve a pergunta (Lc 10,25-37), ocasião em que conta a parábola do bom samaritano, e o doutor da lei fica admirado ao perceber que o amor precisa ter nome e sobrenome.

O primeiro mandamento

“Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento! Esse é o maior e o primeiro mandamento. Ora, o segundo lhe é semelhante: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos.”

Coração, alma e entendimento. Essas são as três dimensões que devemos devotar a Deus com primazia, por isso o primeiro mandamento! As dimensões mais profundas da pessoa devem amar a Deus!

Quando falamos de coração, remetemos a algo que nos é caro, íntimo, o lugar mais íntimo que temos. Quando falamos da alma, falamos de algo que diz da nossa identidade, quem somos, algo pessoal, irrepetível, autêntico. Quando falamos de entendimento, colocamos nossa força de ação, na ciência e no raciocínio, na nossa capacidade de examinar e decidir.

O segundo mandamento

Muito semelhante ao primeiro: “Amarás teu próximo como a ti mesmo”.

Se toda Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos, de nada vale conhecer a Lei e os profetas sem viver o primeiro mandamento. Se eu honro a Deus vivendo o mandamento e amo meu irmão como a mim mesmo, ou seja, se eu quero para ele o mesmo que quero para mim, segundo o meu relacionamento de amor com Deus, então toda a Lei e os profetas têm sentido e razão na minha vida.

Leia o trecho em Mt 22,34-40
Na Bíblia CNBB, página 1230
Título: O principal mandamento

Ordens
Mt 22,37-40
“Ele respondeu: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento! Esse é o maior e o primeiro mandamento. Ora, o segundo lhe é semelhante: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos.”

Princípios Eternos
Mt 22,37-40
“Ele respondeu: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento! Esse é o maior e o primeiro mandamento. Ora, o segundo lhe é semelhante: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Eu preciso mover cada área do meu ser para amar a Deus com toda a decisão que posso ter.

Como posso pôr isso em prática?
Acho que posso dar mais passos na direção da vontade de Deus, na obediência aos mandamentos, na proximidade d’Ele na adoração eucarística, no estudo da Palavra, na oração pessoal.