Evangelho de São Mateus > Leitura #678

O imposto sonegado a Deus

A verdade é que não dá para devolver a Deus o que é de César.

O imposto sonegado a Deus

Créditos: D-Keine / GettyImagens

O imposto sonegado a Deus passa despercebido por muita gente. Não se trata de dinheiro, de dízimo, mas de atos de fé.

Os fariseus e os herodianos queriam apanhar Jesus em alguma palavra, por isso, armaram uma cilada. Por um lado ou por outro, a saída estava com uma armadilha para desmoralizar Jesus diante das pessoas.

Apesar do início de conversa com palavras verdadeiras, a intenção falsa logo se mostrou na pergunta deles: “Diga-nos o que pensas: é permitido, ou não, pagar o imposto a César?”.

Mesmo quem não é cristão conhece bem a resposta e como Jesus os deixou sem palavras por causa da sua sabedoria. O que poucos percebem é que nós também podemos dar essa resposta em nossa vida todos os dias, observando aquilo que é a verdade das coisas que Deus fez e que tem sua finalidade bem definida.

Como Jesus, precisamos ser verdadeiros, caminhar e ensinar o caminho de Deus e não nos deixarmos influenciar (persuadir-se, deixar-se comprar etc.) por ninguém e não olhar as aparências (o que tem, o que pode, seus méritos humanos). Ele não estava preso nem aos fariseus nem aos herodianos.

A César o que é de César e a Deus o que é de Deus

Quando Jesus diz: “De quem é esta figura e esta inscrição?”. “De César”, responderam. Ele então lhes disse: “Devolvei, pois a César o que é de César; e a Deus o que é de Deus”.

Por que aqueles homens saíram assombrados com a resposta de Jesus? Porque Ele revela onde está o imposto sonegado a Deus. Primeiro, por causa da autoridade que Jesus tem. A intenção deles era desmoralizá-Lo, já que sempre Ele vence as discussões e o povo o aclama. Mas isso não ocorreu e Sua autoridade só cresceu com esta resposta.

Segundo, porque, numa só palavra, ele respondeu aos fariseus e aos herodianos naquilo que é a essência de suas funções: os herodianos servem à Roma e ao Imperador, então, é óbvio que não se questiona o que se deve fazer. Pagar o imposto a César não está em questão, já que a inscrição e a figura são de César.

Já os fariseus, que deveriam servir a Deus, nutriam interesses políticos e mundanos por conta de autoridade e vaidade, esperando que Jesus se manifestasse contra César, para ser preso, ou contra o povo, para perder o profetismo, foram encurralados na resposta: “Dai a Deus o que é de Deus”. O imposto sonegado a Deus está nas nossas mãos.

Leia o trecho em Mt 22, 15-22.
Na Bíblia CNBB, página 1230.
Título: O imposto pago a César.

Ordens
Mt 22,21-22
“De quem é esta figura e esta inscrição?”, perguntou ele. “De César”, responderam. Ele então lhes disse: “Devolvei, pois, a César o que é de César; e a Deus o que é de Deus”. Ouvindo isso, eles ficaram assombrados e, deixando Jesus, foram embora.

Princípios Eternos
Mt 22,16b
“Mestre, sabemos que és verdadeiro e que ensinas o caminho de Deus segundo a verdade. Não te deixes influenciar por ninguém, pois não olhas as aparências das pessoas.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Preciso saber quem sou e para quem sou. Preciso viver para quem sou e serei ainda mais quem fui criado para ser.

Como posso pôr isso em prática?
Obedecendo a Deus, adorando-o, ouvindo-o e seguindo-o.