Evangelho de São Mateus > Leitura #682

Fuja dos maus exemplos

Fuja dos maus exemplos, pois eles são uma fonte de perdição para os que creem.

Fuja dos maus exemplos

Foto: Paula Dizaró/ cancaonova.com

Jesus adverte que: mesmo as autoridades, que ensinam o que é certo, não devem ser imitadas, se praticam o contrário. “Os escribas e os fariseus sentaram-se no lugar de Moisés para ensinar. Portanto, tudo o que eles disserem, fazei e observai, mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam”.

Vemos como os maus exemplos têm a potencialidade de causar um grande mal. Uma pessoa referência, com autoridade para ensinar, não pode trair sua função com uma vida contrária ao que ensina. É necessário que o empenho em viver o que ensina acompanhe as palavras do seu discurso. Mas quando isso não acontece, não podemos ser arrastados, por isso, fuja dos maus exemplos, mas não fuja da verdade ensinada por quem ocupa “o lugar de Moisés”.

Precisamos conhecer a verdade

Apesar de tudo, o mais importante é conhecer a verdade e praticá-la. Não buscar posição nem ostentação, mas a humildade:

“Quanto a vós, não vos façais chamar de rabi, pois um só é vosso mestre e todos vós sois irmãos. Não chameis a ninguém na terra de pai, pois um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guia, pois um só é o vosso guia, o Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar, será exaltado.”

A autoridade está ligada ao serviço: “O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve”. Por este mesmo motivo,  Jesus é imbatível na autoridade: ninguém se rebaixou tanto para servir como Ele.

Fuja dos maus exemplos de autoridade e copie os bons! Já temos a referência e ela é perfeita: O Cristo!

Leia o trecho em Mateus 23, 1-12.
Na Bíblia CNBB – página 1231.
Título: Advertência a respeito dos escribas e dos fariseus.

Ordens de Deus
Mateus 23, 2-12
“Os escribas e os fariseus sentam-se no lugar de Moisés para ensinar. Portanto, tudo o que eles disserem, fazei e observai, mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram fardos pesados e insuportáveis e os põem nos ombros dos outros, mas eles mesmos não querem movê-los nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros, usam faixas bem largas com trechos da Lei e põem no manto franjas bem longas. Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, de serem cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de rabi.

Quanto a vós, não vos façais chamar de rabi, pois um só é vosso mestre e todos vós sois irmãos. Não chameis a ninguém na terra de pai, pois um só é o vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guia, pois um só é o vosso guia, o Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar, será exaltado.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Eu preciso ser um cristão autêntico.

Como posso colocar isso em prática?
Dizer a verdade, pensar na verdade, viver pela verdade de Deus. Nos pensamentos, nas palavras, nas ações e reações e aprofundando no seu conhecimento.