Evangelho de São Mateus > Leitura #644

Ter fé diante do silêncio de Deus

Ter fé diante do silêncio de Deus não é algo fácil. Muitos desistem e até questionam se ele realmente existe e se, de fato, se importa conosco.

crédito -by-Getty-Images-Tinnakorn-Jorruang

Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim: minha filha é cruelmente atormentada por um demônio! Ele não lhe respondeu palavra alguma.

Como ter fé e sustentá-la diante do silêncio de Deus? Quem nunca teve a sensação de que Deus não respondia as suas orações? Ou quem jamais se sentiu como se estivesse falando sozinho, como se Deus não estivesse ouvindo sua oração?

Mas, nesta palavra, temos um caso que não se repete com frequência no Evangelho: Jesus ignora um pedido aflito de uma mulher.

Mas se estivermos atentos, entenderemos o porquê: Jesus estava numa região pagã, e aquela mulher era pagã. Jesus explica: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas de Israel.”

Sua missão era definida pelo Pai, e Jesus era obediente, no entanto, seu coração tinha uma “fraqueza”… a compaixão.

Mas a mulher veio prostrar-se diante de Jesus e começou a implorar: Senhor, socorre-me!”

Jesus ainda tenta resistir usando um termo que os Judeus usavam com os pagãos, apelidando-os de cachorrinhos, mas é em vão. A fé daquela cananeia e o amor por sua filha eram maiores do que qualquer humilhação a que tivesse que passar.

Ele lhe disse: ‘Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos’. Ela insistiu: ‘É verdade, Senhor, mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!’.”

Diante disso, Jesus não resistiu mais e lhe concedeu o que precisava.

Quantas vezes, por muito menos, deixamos de acreditar que Deus virá em nosso socorro? Não precisa de muita demora, e logo nos desgostamos, logo desistimos; quando, na verdade, Deus desejava o nosso empenho, o nosso esforço, a nossa manifestação de fé.

Orgulhosos como somos, não suportamos passar por pequenas humilhações que nos trariam grandes vitórias, pois nos achamos indignos delas e dignos de glória, de reconhecimento, de graça e de assistência.

Leia o trecho em Mt 15,21-28

Na Bíblia CNBB, página 1221

Título: A mulher cananeia

Princípio Eterno

Mt 15,24

Ele tomou a palavra: Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas de Israel.”

Anote, em seu diário, a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim?

É preciso passar por humilhações para alcançar algumas graças.

Como posso pôr isso em prática?

Dispor-me a suportar as humilhações que o Senhor me enviar a fim de que eu cresça na fé e alcance as graças para mim reservadas.