A transfiguração

A partir do momento que Pedro confessa, “Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo”, Jesus mostra aos discípulos a sua glória divina por meio da Transfiguração.

Quando Jesus começa a falar de sofrimento, de morte e ressurreição, Pedro recua ao anuncio, e os discípulos não compreendem.

É neste contexto que situa o episódio da Transfiguração, com Pedro, Tiago e João. Na Transfiguração, Jesus mostra a sua glória, confirmando a confissão de Pedro e mostra que para entrar no céu precisa passar pela Cruz de Jerusalém.

Primeiro Pedro confessa e acredita que Jesus é o Messias e logo depois Jesus revela seu plano de amor, de sofrimento e salvação para conosco. É por meio da Cruz que vem a ressurreição, e todos nós fazemos parte deste plano.

Basílica da Transfiguração - Terra Santa

Basílica da Transfiguração – Terra Santa

Exterior da Basílica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tudo acontece como vontade do Pai e o Filho age como servo de Deus.

Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os fez subir a um lugar retirado, numa alta montanha. E foi transfigurado diante deles: seu rosto brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro, então, tomou a palavra e lhe disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias”. (Mt 17, 1-4)

Pedro gostaria muito de fazer tendas para permanecer com Jesus, mas ele não havia compreendido que tudo isso
era reservado após a morte com Jesus: “Ele reservou
te isto Pedro, para depois da morte. Mas agora Ele mesmo diz: Desce para sofrer na terra, para servir na terra, para ser desprezado, crucificado na terra. A Vida desce para fazer-
se matar; o Pão desce para ter fome; o Caminho desce para cansar-se da caminhada; a Fonte desce para ter sede; e tu recusas Sofrer?”

Assim como Pedro, gostaríamos muito de permanecer no Monte Tabor mas nos colocamos nos planos de Jesus para fazer
a sua vontade.

Entendemos a experiência de Pedro na Transfiguração, quando ele nos diz:
“Caríssimos, não estranheis o fogo da provação que lavra entre vós, como se alguma coisa de estranho vos estivesse acontecendo.
Pelo contrário, alegrai-vos por participar dos sofrimentos de
Cristo, para que possais exultar de alegria quando se revelar a sua glória.
Se sofreis injúrias por causa do nome de Cristo, sois felizes, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vós”. (I São Pedro 4,12-13).

Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, no Cristo Jesus,
vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros. (I São Pedro 5,10)

Aqui ele diz sobre um pouco de sofrimento, repito, um pouco, logo ele nos restalecerá, pois no céu gozaremos da alegria de estarmos na presença de Jesus.

A transfiguração dá-nos um antegozo da vinda gloriosa do Cristo “que transfigura nosso corpo humilhado, conformando-o ao seu corpo glorioso” Fl 3,21. “Mas ela nos lembra também que é preciso passarmos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus” At 14,22.

Neste texto fomos enriquecidos com trechos do Catecismo da Igreja Católica § 555 e 556.

“A foto a cima foi tirada do alto do Monte da Transfiguração”.