Passaporte: como tirar o meu?

O que o passaporte tem haver com minha peregrinação?

Sua peregrinação começa com sua atitude de fé, onde você se organiza espiritualmente e também financeiramente, entretanto, existe um documento federal, necessário para que sua peregrinação se torne uma realidade: o passaporte!

O passaporte é um documento individual e obrigatório de viagem que identifica o viajante em outros países. Nele estará os dados pessoais, espaço para o registro de entrada e saída dos países visitados, bem como espaço para o visto dos países nos quais ele é exigido.

Ou seja, sem passaporte, sem peregrinação.

Como e onde posso tirar meu passaporte?

O procedimento para que você faça o seu passaporte é relativamente simples e rápido. Mas nada de deixar tudo para ultima hora, pois, imprevistos são sempre possíveis de acontecer e com certeza você não quer correr esse risco.

Vamos lá, deixaremos aqui um passo a passo para lhe auxiliar.

A Policia Federal é o órgão de governo competente para requerimento do seu passaporte. Portanto você irá necessitar preencher o formulário, pagar uma taxa, agendar o atendimento e depois retirar o seu documento devidamente legalizado.

 

Entre no site da Polícia Federal

1. Preencher o formulário

Antes de preencher o formulário, é importante conferir se possuir toda a documentação necessária em via original. A documentação será usada no preenchimento do formulário e deverá ser apresentada no dia do atendimento presencial, sendo devolvida após a conferência. Não são aceitas cópias comuns nem autenticadas, em respeito ao Decreto 5.978 de 2006.

Tenha os documentos em mãos:

– Identidade

– Título de Eleitor

– Carteira de Reservista

– Passaporte anterior (se tiver)

– CPF

2. Pagar taxa

O boleto é gerado na etapa anterior, mas é possível gerar novo boleto se necessário. Ao pagar, cuidado: evite agendar o pagamento para data futura pois somente após a compensação será possível seguir para a próxima etapa.

3. Agendar atendimento

A unidade de atendimento deve ser escolhida levando-se em conta que o solicitante deverá voltar a essa mesma unidade para buscar o passaporte pronto, dentro de um prazo máximo de 90 (noventa) dias, quando o passaporte é cancelado, com total prejuízo da taxa paga.

4. Comparecer à unidade escolhida

O atendimento é presencial, inclusive no caso do menor. A documentação necessária deve ser apresentada em via original na unidade escolhida, no dia horário agendados. Durante o atendimento são coletadas impressões digitais e uma fotografia facial. Após o atendimento, o prazo de entrega será informado pelo posto. Em geral, o prazo é de 6 dias úteis.

5. Consultar andamento

Após o atendimento, é possível consultar o andamento da solicitação. A entrega será possível somente quando o resultado da consulta for: Documento de viagem disponível para entrega. Confira os dias e horários de funcionamento do serviço…

6. Receber passaporte pronto

O passaporte é entregue somente ao titular, na mesma unidade em que foi solicitado. Menor de 16 anos deve estar acompanhado por responsável legal. Menor de 12 anos não precisa comparecer: o passaporte pode ser entregue ao responsável legal e nele será aposto um carimbo no local da assinatura com os dizeres “Menor de 12 anos de idade”.

Pronto! Passaporte na mão, certeza de viagem praticamente garantida.

Caso ainda tenha ficado com dúvidas, entre no site ou ligue para o escritório da Policia Federal mais perto de você, com certeza você será prontamente atendido, sendo devidamente esclarecido em suas eventuais incertezas.

fonte: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-passaporte-comum-para-brasileiro