É o milagre contemplado
Dentro da Igreja da Visitação, encontramos vários símbolos que comemoram o encontro de Maria com sua prima Isabel.
As pinturas descrevem as passagens bíblicas de São Lucas, onde Zacarias entra no Templo e conversa com o Anjo; Isabel fica cheia do Espírito Santo com a saudação de Maria e o massacre das crianças recém-nascidas que foram mortas a pedido de Herodes.
Zacarias era um sacerdote do Templo de Jerusalém, casado com Isabel.
Eles eram justos diante de Deus e observavam os preceitos e mandamentos do Senhor.
Exercendo as funções de sacerdote, entrou no Santuário do Senhor para oferecer perfumes. Apareceu o anjo Gabriel e disse: “Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a sua oração: Isabel, tua mulher, dar-te á um filho, e chama-lo-ás João.”
Mas Zacarias ficou perturbado e perguntou ao anjo como ele poderia ter certeza, pois sua esposa já estava em idade avançada. E o Anjo respondeu: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e trazer esta feliz nova. Eis que ficará mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo.”
O povo estava para fora do Santuário e aguardava Zacarias que saiu mudo e não conseguia explicar a visão que havia tido.
Depois de um tempo Isabel concebeu e por cinco meses escondeu a sua gravidez.
Mas eles não ficam na casa onde aconteceu a visitação, partem para outra casa na companhia de Maria, local do nascimento de João Batista.
Contemplamos dois fatos nestes episódios, independente da resposta de Zacarias havia uma promessa e a manifestação de Deus a se cumprir. Mesmo com todas as suas dúvidas, Deus os visitou.
Eles tocam no milagre de Deus de gerar um filho, mesmo na velhice. Como João Batista deve ter sido esperado e amado por Isabel e Zacarias.
Aqueles que anseiam para ter um filho esperam que a graça de Deus venha visitá-los. É também nas adversidades que Deus se manifesta em nossas vidas com seu amor e sua bondade.
A imagem que encontramos em cima da gruta, relembra o encontro das duas mulheres grávidas diante da fonte. Naquele lugar Maria pronuncia o Magnífica.
Um anjo apareceu em sonho a José e disse para fugir com sua família para o Egito.
Herodes estava procurando o menino Jesus para matá-lo e ao ser enganado pelos magos mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os recém-nascidos menores de dois anos.
A imagem relata este triste massacre.