Igreja de São João Batista
Isabel e Zacarias partem de Ein Karen na companhia de Maria, para o local do nascimento de João Batista.
Completando o tempo da gravidez, Isabel deu a luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias.
Perguntaram a Zacarias como gostaria que o menino fosse chamado e ao escrever em uma tabuinha “João é o seu nome”, e todos ficaram admirados, pois no mesmo instante sua boca se abriu, a língua se soltou e ele começou a louvar a Deus. Lc 1,57-59; 63-64
A igreja foi construída sobre a gruta do nascimento de São João Batista.
Encontramos um altar e em baixo existe uma frase que expressa a missão de joão, “Hic precursor Domini Est – Aqui nasceu o precursor do Senhor”.
“Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho diante de ti.” Mt 11,10
Este é o local do nascimento de João.
Após ter escrito o nome de seu filho, sua língua se soltou e ele começou a louvar a Deus, e no pátio da Igreja temos algumas placas, em várias línguas com a oração de Zacarias:
“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo. Ele fez surgir para nós um poderoso salvador na casa de Davi, seu servo, assim como tinha prometido desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas.” Lc 1,68-70
Maria ficou três meses com Isabel. Depois, voltou para sua casa. Lc 1,56
Quero ressaltar que Maria ficou na companhia de sua prima para servir.
Esta é a imagem do interior da Igreja, o altar central. Maria é aquela que está entre Zacarias e Isabel.
Diante de toda a história, consideramos este lugar muito especial, pois tocamos na missão daqueles que deram o sim para a vontade de Deus, por meio do anuncio do anjo.
Deus tinha um designo para a vida de Maria e José, Zacarias e Isabel e eles foram dóceis.