Da justiça
Justiça é um projeto de Deus, para ser conhecido, vivido, sabendo aplicar em todos os setores, sejam eles sociais, civis e religiosos.
O povo de Deus que caminhava no deserto, não tinha limites e não conhecia ordens, por isso veio nos ajudar conduzindo por caminhos certos e cheio de luz pois somos frutos da salvação.
E para isso temos que conhecer todas as medidas, todas as ocasiões e momentos que nos levam a decidir o melhor para Deus.
Por isso na parábola do justo e sábio patrão aprendemos a partilhar com defesa e humildade de nossa conduta. Ele combinou uma moeda sem distinguir o tempo. Pois saía a cada hora e trazia operários para o trabalho sem medir as horas que deveria trabalhar, onde encontrava pessoas paradas sem sorte de produzir suas forças no trabalho, mesmo assim ele era contratado para trabalhar ganhando uma única moeda de prata.
Mas como em todo lugar, houve pessoas que resmungaram pelas horas que trabalharam, pois, julgavam ser injusto o patrão pagar o mesmo a todos, sendo que alguns trabalharam o dia todo e outras pessoas algumas horas. Daí a explicação foi a seguinte, a de ter a sua palavra e assim se cumpriu conforme foi combinado.
Assim ele distribuiu seu dinheiro pagando aos operários conforme havia dito.
Aprendemos com essa parábola lições morais, ensinadas por Jesus que deixou para que fossem passadas para as nossas Famílias. É no seio da família que aprendemos a conhecer os melhores valores de vida. Por isso ela tem um papel muito importante na formação dos filhos preparando-os e ensinando a viver o amor, sabendo respeitar, perdoar pessoas, cultivando boas amizades, enfim reconhecendo regras dentro de uma justiça que Deus nos ensinou em seus mandamentos.
Acompanhe a passagem bíblica em MT 20,1-16a