Nascentes do Rio Jordão
O povo hebreu passou pelo Rio Jordão a 2300 anos quando conquistou a Terra Prometida.
O Senhor ordenou a Josué que convocasse 12 homens, e que levassem pedras em seus ombros, à frente da arca da aliança.
As águas do Jordão foram cortadas diante da Arca do Senhor.
Levaram as pedras para o meio do leito do rio e ali acamparam.
O Senhor ordenou que Josué saísse com todos os homens do Jordão levando a Arca e ao pisarem em terra firme, as águas do Jordão retornaram ao seu lugar.
Quando vossos filhos perguntarem um dia a seus pais: que significam essas pedras?
“Responde-lhe-eis nestes termos: Israel atravessou o Jordão a pé enxuto, porque o Senhor, vosso Deus, secou diante de vós o leito do Jordão, até que passásseis, do mesmo modo que antes tinha feito ao mar Vermelho, o qual secou diante de nós até que passássemos.” Josué 4,21 a 23
O Rio Jordão é uma fronteira natural entre Israel e a Jordânia, até chegar ao mar Morto a cerca de 420 m. Sua profundidade é de 5,20 m e a largura máxima é de 118,30 m. Seus afluentes são Hasbani, Banias e Dan.
Esta fronteira natural tem apenas 8 m de distância, de um lado para o outro, ou seja, de Israel a Jordânia.
Um importante rio, pois nele Jesus foi batizado por João Batista.
O Yardenit é um sítio localizado às margens do Rio Jordão. É um local de oração e serenidade propício para os peregrinos realizarem na companhia de um sacerdote a renovação das promessas do batismo.
Mas não foi neste lugar que Jesus foi batizado, o Yardenit, mas além do Jordão onde João Batista o batizou.
Este diálogo se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. Jo 1,28
Esta cidade de Betânia fica na Jordânia, local do batismo de Jesus. Neste lugar encontramos a colina de Elias, onde ele subiu aos céus em uma carruagem de fogo. Aqui existiam Igrejas bizantinas, dos séculos III a VI.
João Batista vivia no deserto pregando, fazendo penitência, as pessoas vinham ao seu encontro para serem batizadas e se confessarem.
Jesus foi ao seu encontro para ser batizado, onde do céu baixou uma voz: Eis meu filho muito amado em quem ponho minha afeição. Mt 3,17