Para os cristãos, a Igreja do Santo Sepulcro é o coração de Jerusalém.
Nela fazemos memória da Paixão, morte e ressurreição de Cristo e também contemplamos as cinco últimas estações da Via Sacra.
Ao entrarmos na Igreja nos deparamos com a Pedra da Unção a direita temos a entrada para a Capela de Adão e a escada que nos leva ao Calvário.
O Calvário ou Gólgota que quer dizer caveira era uma pequena elevação rochosa de 5 a 10 metros. Neste local eram realizadas as condenações a morte.
Hoje subimos o Calvário ou Gólgota (caveira) por meio de uma escada, mas era uma pequena elevação rochosa de 5 a 10 metros. Encontramos três capelas.
A capela da direita pertence aos cristãos e foi reformada por Antonio Barluzzi. Diante dele Jesus foi despojado de suas vestes e pregado na cruz, o mosaico que está a cima expressa este momento de dor com Maria.
A capela da esquerda pertence aos gregos, temos as figuras de Maria e João aos pés da cruz onde estão apoiados sobre a rocha do Calvário.
As rachaduras são visíveis, elas aconteceram no momento da morte de Jesus.
Em baixo do altar temos uma abertura, na qual foi elevada a cruz de Jesus.
Jesus foi crucificado na sexta-feira santa e fazemos memória de sua entrega e sofrimento.
Nós podemos colocar as nossas mãos no local onde Ele foi levantado pelo madeiro e rezamos, entregamos os nossos sofrimentos, pedimos perdão dos nossos pecados.
É uma experiência única, estarmos neste local santo.
Entre os dois altares fica um pequeno altar dedicado a Virgem Dolorosa.