Completando-se para Isabel o tempo de dar a luz, teve um filho. Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe manifestara a sua misericórdia, e congratulavam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias. Mas sua mãe interveio: Não, disse ela, ele se chamará João. Replicaram-lhe: Não há ninguém na tua família que se chame por este nome. E perguntavam por acenos ao seu pai como queria que se chamasse. Ele, pedindo uma tabuinha, escreveu nela as palavras: João é o seu nome. Todos ficaram pasmados. E logo se lhe abriu a boca e soltou-se-lhe a língua e ele falou, bendizendo a Deus. O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos; o fato divulgou-se por todas as montanhas da Judéia. Todos os que o ouviam conservavam-no no coração, dizendo: Que será este menino? Porque a mão do Senhor estava com ele. O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel. Jo 1,57-66.80
Maria esteve com sua prima Isabel até o momento de dar a luz.
Naquela época era preciso aguardar, pois o parto era normal.
Zacarias e Isabel tinham duas casas, uma no campo e outra na cidade.
Maria estava com Isabel na casa da cidade onde João Batista nasceu.
No dia da circuncisão do menino perguntou qual seria o seu nome, e logo Isabel responde, será João.
Até hoje, na Terra Santa é dado ao primeiro filho homem o nome do seu avô paterno, por isto replicaram sobre o nome João: Não há ninguém em sua família que se chame por este nome (Jo 61,1).
Como Zacarias não estava falando queriam colocar o seu nome, mas Isabel interveio dizendo que o nome seria João. As mulheres não tinham direito de falar.
Foi onde aconteceu a manifestação de Deus sobre Zacarias que ao escrever “João é o seu nome” sua boca soltou a língua e ele falou (Jo 1,64).
Fazemos a leitura deste fato da seguinte forma, o nascimento de João Batista aconteceu para anunciar Jesus.
João era o anunciador, por isso esta manifestação acontece por meio da voz de Zacarias.
A voz nasceu! João o anunciador, era primo de Jesus e nasce seis meses antes para preparar a vinda do Messias.
Enquanto João era o divulgador da notícia, Jesus era a notícia.
Celebremos hoje a Solenidade de São João!
Dia de festa e dia de pedirmos a graça de sermos anunciadores do Cristo como o próprio João.