Na peregrinação fazemos um passeio de barco no Mar da Galileia, onde se inicia o ministério de Jesus, sua vida pública e o chamado aos discípulos.
O Mar da Galileia está rodeado de colinas. Neste lugar Jesus anunciava, pregava e é onde encontra Pedro e Tiago pescando. Lc 5 e Mc 4,35
Os discípulos não sabiam quem era Jesus, “quem é este homem a quem o mar e o vento obedecem.”
Como discípulos de Jesus, aqueles que o seguem não temem. Entramos em desespero diante de tantas coisas, das finanças, das crises, diante de uma enfermidade mas só entra em desespero quem está perdido e sem saber para onde vai.
Os discípulos desesperaram, tiveram medo assim que o barco começou a encher de água. Podemos imaginar que Jesus deveria ter acordado com o barulho dos discípulos, ouvido algum movimento, mas preferiu permanecer ali.
Quem está com Deus e quem participa das celebrações eucarísticas, os que leem a bíblia eu pergunto, estão entrando em desespero? Acreditam que o Senhor tem o controle de tudo?
Os discípulos se desesperaram mas eles estavam com Jesus, que aos poucos foi se revelando e mostrando quem Ele era. Ficaram preocupados com o barco, com suas finanças, porque era dali que saia o sustento de suas famílias.
Ao acordar Jesus lhes perguntou, “ainda não tendes fé”? A fé que nossos pais nos atribuíram e ensinaram desde pequeno. A fé em Deus, o criador.
A vida pública de Jesus nos leva ao Pai, nos chama a nos abandonarmos nas mãos de Deus que nos ama e que quer o nosso bem.
Por isso, nas maiores tribulações e dificuldades precisamos acreditar, o Senhor está conosco, tudo vai passar.
A nossa maior dificuldade é de nos colocarmos nas mão de Deus e confiar, deixando que Ele tome conta da situação. Acreditando que a tempestade vai ser acalmada e mesmo que o Senhor esteja dormindo, ele está no controle de tudo.
Esta palavra nada mais é que uma motivação, juntamente com a palavra de ordem, “Não temas!”
Coloquemos todas as nossas inseguranças, temores, medos nas mãos de Deus, ele é a nossa força.
Para viver bem o passeio de barco no Mar da Galileia, a dica é levar um bloqueador solar.
Outra coisa interessante é estar com a Bíblia em mãos para meditar as palavras relacionadas ao mar da Galileia.
Deixamos aqui algumas delas:
Jesus andou sobre as águas – Jo,6-21
Multiplicação dos pães e peixes – Mt 14,19-20
Jesus acalma a tempestade – Mt 8,23-27
A pesca maravilhosa – Lc 5,4-6
Deus abençoe!