Jaffa é uma cidade israelense, considerada a uma das mais antigas do mundo. Um porto integrado à cidade moderna de Tel Aviv que existe mais ou menos a quatro milênios.
O nome hebraico significa bela
Jaffa guarda histórias incríveis, pois foi neste lugar que Jonas embarcou para a viagem onde terminou no ventre de uma baleia.
Foi por Jaffa que o Rei Salomão importou os cedros do Líbano.
E foi para Jaffa que São Pedro veio, para ficar em casa de Simão, o curtidor, e aí fez ressuscitar Tabita (Atos 9,39-43).
Vamos acompanhar:
39.Pedro levantou-se imediatamente e foi com eles. Logo que chegou, conduziram-no ao quarto de cima. Cercavam-no todas as viúvas, chorando e mostrando-lhe as túnicas e os vestidos que Dorcas lhes fazia quando viva.
40.Pedro então, tendo feito todos sair, pôs-se de joelhos e orou. Voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se.
41.Ele a fez levantar-se, estendendo-lhe a mão. Chamando os irmãos e as viúvas, entregou-lha viva.
42.Este fato espalhou-se por toda Jope e muitos creram no Senhor.
43.Pedro permaneceu ainda muitos dias em Jope, em casa dum curtidor, chamado Simão.
Ela é uma cidade muito importante para o cristianismo e antigamente era um dos portos mais importantes. Era um lugar de plantação de laranja e possuía um comércio muito forte.
No final do século XIX, Jaffa tornou-se a porta de entrada da nova onda de turismo europeu, de que foram pioneiros, entre outros, as Viagens Cooke e o Barão Ustinoff – avô do famoso ator Peter Ustinoff – que proprietário de um dos primeiros hotéis da cidade.
Na Jaffa antiga existe o Bairro dos Artistas reconstruído, muito atraente, um mercado de pulgas, (feira de velharias) e um vasto numero de restaurantes apetitosos, sobretudo frente ao porto. Enfim tornou-se um lugar turístico.
Fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/atos-dos-apostolos/9/