Chamados como filhos

Ontem foi comemorado o dia do batismo de Jesus.

Quando realizamos uma peregrinação à Terra Santa, visitamos o sítio Yardenit que fica as margens do Rio Jordão.

É um local propício para que os peregrinos realizem na companhia de um sacerdote, a renovação das promessas do batismo.

E o Santo Papa nos deu duas tarefas que saibamos o dia e o local do nosso batismo.

Ele também falou sobre a ação do Espírito Santo que dissipa as trevas: “De fato no batismo cristão, o Espírito Santo é o artífice principal: é Ele que queima e destrói o pecado original, restituindo ao batizado a beleza da graça divina”.

Eu particularmente,tenho gravada a data em especial do meu filho, pois foi um momento tão especial, onde eu o entregava para ser filho de Deus. A toda a ação do Espirito Santo e para seus dons. Um sentimento de entrega e consagração a Deus.

O batismo nos leva a ser filhos de Deus, e ele não acontece somente uma vez, este testemunho é diário onde precisamos caminhar na luz de Cristo.

O Santo Papa também diz, “recebido pela primeira vez no dia do nosso batismo, abre nossos corações para a Verdade, toda a Verdade. O Espírito impulsiona nossa vida ao caminho comprometido, mas alegre, da caridade e da solidariedade com nossos irmãos”.

Interessante, no Brasil há uma cidade no Nordeste onde as pessoas fazem a maior festa para comemorar o dia do seu batismo. Não é comemorado o dia do nascimento, mas sim o do batismo.

É realmente uma data a ser comemorada, digna de festa, pois é o nosso nascimento como filhos de Deus!

Temos os dons do Espírito Santo, peçamos a Ele que renove em nós o nosso batismo com todos os dons, precisamos fazer isto diariamente.

O Professor Felipe Aquino nos ensina e com seu testemunho, caminha após as celebrações da Eucaristia para a pia batismal, onde se ajoelha e a beija. Ali ele renova diariamente o seu batismo.

Temos muitos exemplos a serem seguidos, exemplos de vidas que nos levam a Deus.

Estar no local do batismo de Jesus e realizar a renovação do batismo nos leva a assumir cada vez mais que somos chamados filhos de Deus. Uma experiência belíssima, onde rezamos e nos entregamos com o coração aberto a vontade de Deus e aos dons do Espirito.

Que Nossa Senhora nos ensine toda docilidade e aceitação do plano de Deus, ela que foi dócil ao mistério de Deus, ao chamado de ser mãe de Jesus, que ela possa nos ensinar a dizer a cada dia: “Eis aqui a serva do Senhor faça em a sua vontade”.

Leia também O verdadeiro Batismo