Em uma peregrinação à Terra Santa, não podemos deixar de visitar o Monte Carmelo, o monte dos profetas.
O Monte Carmelo é um local considerado sagrado, sobretudo por causa da história do profeta Elias e Eliseu.
É neste local que encontramos a Gruta de Elias, também conhecida pelos cristãos de Gruta de Nossa Senhora. Pois lá encontramos o Mosteiro Carmelita.
Segundo o costume, diz que a Sagrada Família se abrigou neste monte, no regresso da fuga do Egito a Terra Santa.
No Monte Carmelo existem numerosas cavernas, que foram encontrados restos humanos a cerca de 100.000 anos atrás, do período médio da Primeira Idade da Pedra.
As cavernas são da Reserva Natural de Nachal Hamearot. Nos tempos bíblicos, os cumes da montanha eram consideradas residência de Baal, um dos deuses adorados pelos povos cananitas da região.
O profeta Elias castigou o seu povo com o desvio dos judeus, por caminhos perversos e de adoração a Baal. Por isso Elias causou uma grande seca sobre a terra.
Dizendo para o povo que se afastasse do mal e que seguisse somente o Deus verdadeiro.
E Deus assim fez: “Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, e o pó e ainda lambeu a água que estava no rego.”
Elias construiu um altar e mandou lançar sobre os sacerdotes de Baal doze barris de água e chamou a Deus, para que viesse acender o fogo sobre ele.
Neste sítio encontramos a estátua de Elias, com detalhes do acontecimento e próximo ao local, encontra-se um mosteiro da ordem Carmelita.