A casa do milagre

Betânia

 

Em Betânia não é possível identificar as casas frequentadas por Jesus. O túmulo de Lázaro tornou-se tradição de fé, testemunho da divindade de Jesus que alimentou até a sua ressurreição.

Jesus precisou ressuscitar Lázaro para então ressuscitar. A ressurreição de Lázaro foi o maior milagre realizado por Jesus.

Betânia é uma aldeia que fica próximo ao Monte das Oliveiras, em Jerusalém.

Foram realizadas escavações nos anos de 1949-53. Estas dizem respeito a medida da área da igreja franciscana e do túmulo de Lázaro. Nelas foram descobertas três igrejas sobrepostas, construídas mais tarde e em momentos diferentes, e em torno das igrejas existem muitos túmulos esculpidos na rocha.

Nesta aldeia existem armas de pressão, tanques, silos e uma grande quantidade de cerâmica.

Recordamos o episódio de Maria (a irmã de Lázaro) que entra na sala e derrama sobre a cabeça e aos pés de Jesus um perfume muito caro.

“Maria, então, tomando meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os cabelos. A casa inteira encheu-se do aroma do perfume.” Jo 12,3

Jesus ressuscita Lázaro. Imagem da Igreja de Bethânia, casa de Lázaro.

Jesus ressuscita Lázaro. Imagem da Igreja em Bethânia, casa de Lázaro.

A caridade para com os necessitados é um ato altamente religioso, Jesus também tem a unção como um sinal profético de seu sepultamento.

Jesus era recebido na casa por seus amigos, Marta, Maria e Lázaro.

Nos deparamos com o episódio, onde Jesus diz a Marta: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.” Lc 10,38-42

 

No evangelho temos várias situações sobre os amigos de Jesus. Jesus passava por ali, foi onde descobriu que Lázaro já estava quatro dias no túmulo. Muitos judeus visitavam Marta e Maria para consola-las.

 

“Quando Jesus a viu chorar, e os que estavam com ela, comoveu-se interiormente e perturbou-se. Ele perguntou: Onde o pusestes? Responderam: Vem ver, Senhor! Jesus derramou lágrimas. Os judeus então disseram: Vede como ele o amava! Alguns deles, porém, diziam: Este, que abriu os olhos ao cego, não podia também ter feito com que Lázaro não morresse?

De novo, Jesus ficou interiormente comovido. Chegou ao túmulo. Era uma gruta fechada com uma pedra. Jesus disse: Tirai a pedra! Marta, a irmã do morto, disse-lhe: Senhor já cheira mal: é o quarto dia. Jesus respondeu: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram então a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o alto, disse: Pai eu te dou graças porque me ouviste! Eu sei que sempre me ouves, mas digo isto por causa da multidão em torno de mim, para que creia que tu me enviaste. Dito isso, exclamou com voz forte: Lázaro, vem para fora!  O morto saiu. Ele tinha as mãos e os pés amarrados com faixas e um pano em volta do rosto. Jesus, então, disse-lhes: Desamarrai-o e deixe-o ir!” Jo 11, 32-44

Por isso, quem crê na vida eterna não temerá a morte.

Aquele que acredita no Filho de Deus, viverá. Morrendo crendo nele, morre para este mundo e vive para a vida eterna.

[Tweet “peregrinacoesom”]