A Basílica do Santo Sepulcro

No exterior da Basílica do Santo Sepulcro encontramos várias capelas, entre elas à esquerda temos a capela de São Tiago para os fiéis de rito bizantino árabe. E à direita a capela armênia de São João.

Na entrada da Basílica temos um lugar reservado aos porteiros muçulmanos são duas família. Uma que conserva as chaves e a outra abre as portas do Santo Sepulcro.

Logo à frente, entrando na Basílica do Santo Sepulcro encontramos a Pedra da Unção. Ela mede 2,70 de comprimento e 1,30 de largura.

A Pedra da Unção é ungida com azeite e perfumes.

A Pedra da Unção é ungida com azeite e perfumes.

José de Arimatéia e Nicodemos depois de ter descido o corpo de Jesus da cruz o ungiu, colocando aromas e depois envolveu em um lençol branco.

Jesus foi depositado no Santo Sepulcro que fica no meio da basílica.

À direita da Pedra da Unção subimos uma escada, acima de 5 metros do pavimento da basílica que nos leva a capela da crucifixão, o “Calvário”.

Temos a rocha do Calvário que pode ser tocada por uma abertura em baixo do altar.

Neste local a cruz foi elevada, é o lugar em que Jesus morreu.

É visível a fenda irregular e vertical, sinal do terremoto ocorrido na morte de Cristo. Podemos ver a continuação desta rachadura até a Capela de Adão.

Segundo lendas antigas do cristianismo, diz que o primeiro homem, Adão foi sepultado nesta Capela.

Segundo lendas antigas do cristianismo, diz que o primeiro homem, Adão foi sepultado nesta Capela.

A Capela de Adão fica em baixo do Calvário, a história dos primeiros cristãos diz que Adão foi sepultado neste local.

Na sexta-feira santa o sangue de Jesus teria descido sobre a cabeça de Adão para lavar o seu pecado e o de toda humanidade.