Aldeia de Pedro

Cafarnaum

Imagem São Pedro de Cafarnaum

Em Nazaré visitamos o Primado de Pedro, fazemos um passeio no mar da Galileia, Basílica da Anunciação, Igreja de São José e etc.

Hoje falaremos de Cafarnaum, uma pequena cidade onde Pedro morava.

Ao entrar em seus portões nos deparamos com a estátua de São Pedro, em seus pés dois peixes, as chaves e o cajado em suas mãos.

Somos recepcionados por Pedro, aquele que era pescador de homens e que se tornou o primeiro Papa, pescador de homens.

“Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” Mt 16,19

Com o cajado nas mãos Pedro é o pastor. “Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.” Jo 21,16

Em hebraico, Kephar Nachûm quer dizer Aldeia de Naum este é o nome de uma cidade muito pequena que diante de estudos afirmam que teriam cerca de 1500 habitantes. Por isso era considerada uma aldeia.

Toda a cidade foi destruída, conforme a citação bíblica. E em todo território da cidade de Cafarnaum vemos a base com rochas naturais basalto vulcânico negro.

Cidade de Cafarnaum

Cidade de Cafarnaum

 

Em Cafarnaum existe uma Sinagoga, que foi construída no século IV, mas as suas bases são do século I da época de Jesus, construída há 2 mil anos atrás.

Sinagoga é o local de culto da religião judaica, o seu nome é de origem grega que significa assembleia.

Em hebraico, Sinagoga recebe o nome de Beit Knesst que quer dizer casa da assembleia.

Sinagoga de Cafarnaum

Sinagoga de Cafarnaum

Há uma diferença, pois a construção das bases (séc I) são rochas naturais basalto vulcânico negro, e em cima calcário branco.

Segundo o costume, após sair da Sinagoga era preciso comer na casa de alguém conhecido, e eles iam para casa de Pedro.

A Sinagoga era próxima a casa de Pedro, onde também ficava próximo do Mar da Galileia.

Cafarnaum - exterior da Igreja

Cafarnaum – exterior da Igreja

A Igreja de Cafarnaum foi construída em 1990 e em baixo temos duas bases, uma arredondada Domus Eclesia que era a casa de São Pedro e a outra maior e octogonal era uma Igreja Bizantina.

No Séc II foram encontrados descrições cristãs, dentro das pedras destes locais. E de 1905 a 1926 foram encontrados alguns artefatos, recipientes para colocar peixes e material de pesca.

Igreja Cafarnaum

Igreja Cafarnaum – interior

A Aldeia de Naum – Cafarnaum era pequena como uma cidade do interior, ali todos se conheciam e ao sair da Sinagoga Jesus encontra a sogra de Pedro enferma e a cura.

Foi então Jesus à casa de Pedro, cuja sogra estava de cama, com febre. Tomou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela levantou-se e pôs-se a servi-los. Mt 8,14-15

Era nesta cidade que as pessoas viviam e onde Jesus realizava muitos milagres. Uma cidade muito estratégica de toda região, pois os mercadores eram obrigados a passar por ali. Muitos vinham de Genesaré, Corazim, Betsaida, Líbano, Síria, seja da região ou de outros países, as mercadorias passavam por ali, uma verdadeira alfandega.

Naquele tempo as pessoas mais odiadas, eram os fiscais corruptos que ficavam recolhendo os impostos. Nisso aparece a figura de Mateus.

“Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu.” Mt 9,9