Em Belém celebramos o Natal

Nazaré fica aproximadamente a 150 km de distância da cidade de Belém, onde Jesus nasceu.

Naquela época era a casa que acolheu a Sagrada Família, mas hoje é a Basílica da Natividade local do nascimento de Jesus.

Na Basílica da Natividade encontramos o local do nascimento de Jesus, simbolizado com a bela estrela de prata.

“Aqui nasceu Jesus, o filho de Deus.”

Local do nascimento de Jesus

Aqui nasceu o Salvador que é Cristo o Senhor!

O local onde Maria dá a luz a Jesus nos mostra a simplicidade e a humildade que se realiza a vontade de Deus.

Naquela época a casa era dividida, em baixo havia o silo, o forno, a dispensa com os mantimentos e era o local onde os animais ficavam. Podemos falar que era como um depósito ou como um sotão.

Ali era o trabalho do dia a dia das mulheres, durante a noite iam para a parte superior da casa. Ela era feita de pedra e coberta de palmeiras.

Para que possamos entender, vou ilustrar a passagem bíblica de Lc 2,7 onde fala “Ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e deitou-se numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” Esta era a parte de baixo da casa, onde ficavam os animais, onde era chamado também de catalina. Foi em um lugar deste que Jesus nasceu (em Belém).

O menino Jesus não nasceu em um local de desonra, mas um lugar simples, podemos dizer na cozinha, na sala de uma casa, pois não havia lugar nos quartos. Pois, naquela época as casas, comportavam toda a família, ali viviam os clãs desde os avós, filhos até filhos e netos, cerca de 10 a 15 pessoas.

Em seu nascimento, a vontade de Deus concretiza-se quando nos esvaziamos para receber a graça de Deus. Assim iremos compreender o que o Senhor quer.

Certamente naquela noite do nascimento de Jesus, Maria e José não compreenderam o que estava acontecendo. Mas entendemos o que Deus queria dizer por meio daquele menino colocado sobre a manjedoura, o Filho de Deus, o mais nobre de todos os homens.

Capela do Berço local onde foi colocado o menino Jesus. Uma cave que está sob a Igreja da Natividade.

Capela do Berço local onde foi colocado o menino Jesus. Uma cave que está sob a Igreja da Natividade.

O menino Deus é o verdadeiro sinal do contrário, ele era Deus e veio por meio de uma família simples. Deus está na simplicidade.

Temos esta gruta tão bonita que naquela época se encontrava cheia de graça.

Que possamos reconhecer o amor que Deus tem para conosco a ponto de fazer coisas tão grandiosas, na simplicidade.

Em Belém é Natal todos os dias e vivenciamos este momento rico onde Jesus se faz homem e nasce no meio de nós.