Mar a dentro

Magdala foi uma pequena aldeia, situada na Galileia, local  do nascimento de Maria Madalena, conhecida como Madalena ou Maria de Magdala. E Maria era um nome muito comum daquela época.

20151124_104931

Nos Evangelhos não encontramos referências falando diretamente que Maria de Magdala era uma prostituta, ou quais foram os pecados cometidos.

São Gregório Magno, faz referencia destes sete demônios, sendo os sete pecados capitais. “Maria chamada Madalena, da qual saíram sete demônios” texto bíblico extraído de Lucas 8,2.

Provavelmente foram cometidos muitos pecados graves e os evangelhos preferiram deixar ocultos, da mesma forma em que é realizada uma confissão sacramental a um sacerdote.

A Igreja de Magdala nos convida a entrar mar a dentro e olhando para o mosaico, vemos alguns demônios e a própria serpente tentadora, significam os sete demônios que são expulsos por Jesus.

20151124_131809

 

Suas vestes são da mulher nova, não mais de uma mulher sedutora.

Jesus teve compaixão de Maria de Magdala, olhou em seus olhos diferentemente como outros homens a olhavam, com cobiça.

Não era um olhar de condenador, sedutor, era um olhar misericordioso o qual Maria se apaixonou mas com pureza.

Jesus aponta o dedo a Maria Madalena com amor mostrando-lhe as várias dimensões do amor que cria, cura, liberta e chama.

20151124_131244

 

O nome de Maria Madalena é citado várias vezes na bíblia:

Mt 27,61 Maria Madalena e outra Maria estavam assentadas ali, em frente do sepulcro.

Mc 15,47 E Maria Madalena e Maria, mãe de José, observavam onde o punham.

Mc 16,1 Quando terminou o sábado, Maria Madalena, Solomé e Maria, mãe de Tiago, compraram especiarias aromáticas para ungir o corpo de Jesus.

Mc 16,9  Quando Jesus ressuscitou, na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios.

 

 

20150212_085442

Lc 8,2 e Também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios.

Lc 24,10 E eram Maria Madalena e Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos.

Jo 19,25 E junto à cruz de jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.

Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a seu mãe: Mulher, eis aí o teu filho.

Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

Jo 20,1 No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida.

Jo 20,18 Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” E contou o que ele lhe dissera.