Dentro da Igreja do Magnificat encontramos pinturas dedicadas inteiramente as intervenções de Nossa Senhora, uma delas o significado da Batalha de Lepanto.
Foi por meio deste acontecimento que Papa Pio V introduziu a invocação de Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos.
Diante da pintura podemos homenagem a Virgem diante deste acontecimento vitorioso.
Os Turcos de religião muçulmana haviam conquistado Constantinopla e ocupado a Ilha de Chipre. E no séc. XVI queriam dominar a Europa Cristã.
Percebendo o perigo para a Igreja Cristã, Papa Pio V pediu para que os príncipes europeus ajudados por Felipe II da Espanha se unissem em batalha contra o inimigo.
Papa Pio V confiava na proteção de Deus e da Santíssima Mãe, e mesmo sendo um pequeno grupo de soldados colocou no estandarte uma imagem de Nossa Senhora.
No dia 7 de outubro de 1571 este pequeno grupo se reuniu no golfo de Lepanto, na Grécia. Eles estavam com o terço no pescoço e antes da batalha D. João d’Ávila hasteou o estandarte que o Papa havia lhe dado.
O número dos soldados Islâmicos era grande e aparentemente iam ser os vencedores. Foi então que apareceu no céu uma majestosa Senhora, de repente os muçumanos foram embora com muito medo. Alguns foram capturados e mortos.
Nossa Senhora do Rosário teve grande intervenção nesta batalha e diante deste acontecimento, Papa Pio V introduziu a invocação de Auxílio dos Cristãos na Ladainha de Nossa Senhora. .
Por isso foi introduzida a festa de Nossa Senhora do Rosário no dia 7 de outubro onde todas as Igrejas comemoram a cada ano.