O Mar Morto é alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia e Israel. É a depressão geológica mais profunda do mundo.
A principal característica do Mar Morto é a intensa concentração de sais que possuem variados tipos.
A sua água é muito salgada e tão amarga que não permite qualquer forma de vida. O peixe que desaguar do Rio Jordão para o Mar Morto morre imediatamente.
Os banhistas que entram nesta água boiam com facilidade, pois possui grande flutuabilidade.
No roteiro da peregrinação temos um momento onde os peregrinos além de conhecer o Mar Morto, fazem a experiencia de entrar na água para flutuar e passarem a lama natural que fica às margens.
Arrumando a sua bagagem para a peregrinação, aconselhamos levar roupa de banho, pois o clima é de praia. Vivemos um momento de laser e diversão.
Este local é muito organizado, possuindo quiosques para a venda de sorvetes, águas e outros.
Ao sair do Mar Morto, encontramos duchas para tirar a lama. A guia nos direciona para banheiros, onde poderá tomar um bom banho trocando as roupas. A propósito, os banheiro são limpos.
É importante levar na bolsa durante toda a peregrinação o filtro solar, ele é imprescindível e nos prepara para o clima.
Temos a facilidade de adquirir produtos do Mar Morto, como hidratantes de vários tipos, sais e etc.
A guia que nos acompanha durante a peregrinação, nos orienta sobre o dia e horário da visita ao Mar Morto, para que cada peregrino possa se organizar.
Uma observação, ao entrar no mar é preciso ter cuidado com os olhos, pois possui uma intensa concentração de 26% de sais. Por este motivo as duchas são próximas.