O Monte Carmelo é um local muito abençoado. Visitado por peregrinos que fazem a experiência de conhecer a história do profeta Elias.
O Monte Carmelo pode ser chamado também de monte do Carmo, local onde o profeta Elias se refugiou e o significado de carmelo é jardim.
Elias era chamado de homem de Deus porque a palavra de Deus estava verdadeiramente em teus lábios. I Rs 17,24
O Senhor havia avisado ao profeta Elias sobre uma seca.
Pela vida do Senhor, Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá nestes anos orvalho, nem chuva, senão quando eu o disser. I Rs 17,1
O povo passava por muitas dificuldades, estavam perecendo, seus mantimentos estavam acabando e algumas pessoas morriam de fome.
A palavra de Deus foi dirigida a Elias: Vai apresentar-te diante de Acab, eu vou fazer chover sobre a terra.
A fome devastava violentamente a Samaria. I Rs 18,1-2
Elias era um homem respeitado pelo povo e o reconheciam como senhor. Toda a fome que estavam passando era por causa da veneração que faziam a Baal.
Chegando ao encontro do rei Acab, Elias o exortou dizendo: Porque abandonastes os preceitos do Senhor e tu seguistes ao Baal. I Rs 18,18
Elias pediu a Deus que se manifestasse por meio do fogo para mostrar ao povo que estava reunido no Monte Carmelo quem era o verdadeiro Deus.
Colocado o novilho em pedaços, conforme a proposta de Elias (I Rs 18, 23-24), puseram-se a gritar invocando o nome de Baal. Eles dançavam ao redor do altar.
Sendo já meio-dia, Elias escarnecia-os dizendo: Gritai com mais força, pois ele é deus; mas estará entretido em alguma conversa, ou ocupado, ou em viagem, ou estará dormindo… e isso o acordará.
Eles gritavam, com efeito, em alta voz, e retalhavam-se segundo o seu costume, com espadas e lanças, até se cobrirem de sangue. I Rs 18,27-28
Passando o meio dia, chegou a hora do profeta Elias.
Foi preparado um altar e o boi foi colocado em pedaços, Elias pediu ao povo para aproximar-se.
O profeta Elias adiantou-se e disse: Senhor, Deus de Abraão, de Isaac e de Israel, saibam todos hoje que sois o Deus de Israel, que eu sou vosso servo e que por vossa ordem fiz todas estas coisas.
Ouvi-me, Senhor, ouvi-me: que este povo reconheça que vós, Senhor, sois Deus, e que sois vós que converteis os seus corações! I Rs 18, 36 -37
O fogo baixou do céu e consumiu o holocausto, vendo a manifestação de Deus, o povo prostrou-se com o rosto no chão exclamando: O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!
Os profetas de Baal foram mortos por Elias e subindo ao Monte Carmelo ajoelhando por terra.
Num instante, o céu se cobriu de nuvens negras, soprou o vento e a chuva caiu torrencialmente. I Rs 18,45