De Nazaré pode sair algo bom?

Nazaré é a cidade de José e Maria, os pais de Jesus.

Ela é o centro da peregrinação cristã, porém a grande maioria dos residentes, são os árabes entre eles 68% são muçulmanos e 32% são cristãos.

Vamos falar da cidade de Nazaré, no tempo de Jesus que era bem diferente do que é hoje em dia.

Nazaré era um vilarejo, pouco conhecido que fica a cerca de 135 km de Belém, local do nascimento de Jesus e a 147 km de Jerusalém.

Ao visitar a cidade de Nazaré nos deparamos com o clima de Anunciação, onde o Anjo São Gabriel aparece a Virgem Maria. Tudo nos remete ao episódio bíblico.

Entrando no pátio onde está a Basílica da Anunciação, avistamos também a Igreja de São José onde conhecemos a gruta e casa da Sagrada Família. A distancia entre a Igreja e a Basílica é de mais ou menos 100 metros.

Gruta da Anunciação

Gruta da Anunciação – parte inferior

Ao entrar na Basílica, encontramos várias capelas e no centro um altar de para celebrações. Atrás esta a Gruta da Anunciação, este local era a casa de Maria.

Entrar neste local é entrar na passagem bíblica de Lc 1,26-38 e contemplar a beleza da Anunciação.

Dentro da casa de Maria existem alguns grafitos, eles foram escritos provavelmente por familiares de Jesus.

As pessoas que conheciam Maria, tinham uma certa devoção ao local da anunciação e os Judeus (familiares de Jesus) se converteram ao cristianismo.

A casa de Maria tornou-se um lugar de culto para os primeiros cristãos, por isso eles escreviam Ave Maria, Cara Maria. Eram deixadas cruzes porque não sabiam escrever e muitas vezes desenhavam pães e peixes.

Basílica da Anunciação

Basílica da Anunciação – parte superior

Naquela época a casa era dividida, em baixo havia o silo, o forno, a dispensa com os mantimentos e era o local onde os animais ficavam. Podemos falar que era como um depósito ou como um sotão.

Ali era o trabalho do dia a dia das mulheres, durante a noite iam para a parte superior da casa. Ela era feita de pedra e coberta de palmeiras.

Para que possamos entender, vou ilustrar a passagem bíblica de Lc 2,7 onde fala “Ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e deitou-se numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” Esta era a parte de baixo da casa, onde ficavam os animais, onde era chamado também de catalina. Foi em um lugar deste que Jesus nasceu (em Belém).

Nestas casas, viviam os clãs de toda a família desde os avós, filhos até os netos, eram cerca de 10 a 15 pessoas.

Entrando na Basílica da Anunciação, foto a cima, encontramos nas paredes laterais várias imagens da Virgem Maria.

Entrada da Igreja da Anunciação

Entrada da Igreja da Anunciação

A 100 metros está a gruta de São José, a casa da Sagrada Família. Ali Jesus viveu boa parte de sua vida.

A parte inferior, encontra-se fechada para visitações e na parte superior temos um altar. Jesus, Maria e José viveu a sua intimidade nesta casa.

Nazaré existia antes do nascimento de Jesus, mas não era conhecida ela era considerada muito pequena e desconhecida.

É por este motivo que “Natanael pergunta: De Nazaré pode sair algo bom?” Jo 1,46a

Em um museu de Nazaré encontramos várias peças e vasos, inclusive do Egito, que eram usados para transportar óleo. Ali era passagem dos viajantes e do comercio.

 

Fonte: Frei Bruno

Franciscano residente em Nazaré – Terra Santa