O Santuário de Betfagé foi construído no ano de 1883 e restaurado por Antonio Barluzzi no ano de 1954.
Local onde Jesus saiu montado em um jumentinho para a entrada triunfal em Jerusalém, onde se inicia a sua paixão.
Aproximavam-se de Jerusalém. Quando chegaram a Betfagé, perto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: “Ide à aldeia que está defronte. Encontrareis logo uma jumenta amarrada e com ela seu jumentinho. Desamarrai-os e trazei-mos. Se alguém vos disser qualquer coisa respondei-lhe que o Senhor necessita deles e que ele sem demora os devolverá.” Assim neste acontecimento, cumpria-se o oráculo do profeta: Dizei à filha de Sião: Eis que teu rei vem a ti, cheio de doçura, montado numa jumenta, num jumentinho, filho da que leva o jugo. (Zac 9,9)
Os discípulos executaram a ordem de Jesus. Trouxeram a jumenta e o jumentinho, cobriram-nos com seus mantos e fizeram-no montar. Então a multidão estendia os mantos pelo caminho, cortava ramos de árvores e espalhava-os pela estrada. E toda aquela multidão, que o precedia e que o seguia, clamava: “Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!”
Quando ele entrou em Jerusalém, alvoroçou-se toda a cidade, perguntando: “Quem é este?” A multidão respondia: “É Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.” Mt 21,1-11
Jesus é chamado de profeta e o povo o acolhe gritando Hosana ao Rei que quer dizer; por favor, salva-nos. Este povo não tem conhecimento que Jesus é Deus, é o Messias enviado do Pai.
Jesus veio para confundir, o povo queria uma pessoa que fizesse justiça, mas Ele veio trazer a paz, a boa nova da salvação e nos ensinar que o seu reino é do amor e não da justiça como estavam acostumados a fazer “olho por olho e dente por dente”. Ex 21,24
Jesus andava muito, entre o Monte das Oliveiras, Betfagé e Bethânia. Este lugar tornou-se muito sagrado para os judeus e cristãos e ainda porque é de Betfagé que se inicia a Semana Santa. Jesus morava em Bethânia na casa de Lázaro.
Ao montar em uma jumenta, o povo aclama “Hosana ele vem nos salvar”, mas é por meio da humilhação.
É de Betfagé que Jesus avista toda Jerusalém e realiza a sua entrada triunfal se humilhando – “O que é loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”. I Cor 1,25
Em toda a sua vida, Jesus mostra-se como nosso modelo. Ele é “o homem perfeito” que nos convida a tornar-nos seus discípulos e a segui-lo: por seu rebaixamento, deu-nos um exemplo a imitar; por sua oração, atrai à oração; por sua pobreza, chama a aceitar livremente o despojamento e as perseguições.
Tudo o que Cristo viveu foi para que pudéssemos vivê-lo nele e para que Ele o vivesse em nós. CIC 520 e 521