O caminho da humilhação

Montado em um jumento, Jesus sai de Betfagé onde se inicia a Semana Santa

Montado em um jumento, Jesus sai de Betfagé onde se inicia a Semana Santa

O Santuário de Betfagé foi construído no ano de 1883 e restaurado por Antonio Barluzzi no ano de 1954.

Local onde Jesus saiu montado em um jumentinho para a entrada triunfal em Jerusalém, onde se inicia a sua paixão.

Aproximavam-se de Jerusalém. Quando chegaram a Betfagé, perto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: “Ide à aldeia que está defronte. Encontrareis logo uma jumenta amarrada e com ela seu jumentinho. Desamarrai-os e trazei-mos. Se alguém vos disser qualquer coisa respondei-lhe que o Senhor necessita deles e que ele sem demora os devolverá.” Assim neste acontecimento, cumpria-se o oráculo do profeta: Dizei à filha de Sião: Eis que teu rei vem a ti, cheio de doçura, montado numa jumenta, num jumentinho, filho da que leva o jugo. (Zac 9,9)

Os discípulos executaram a ordem de Jesus. Trouxeram a jumenta e o jumentinho, cobriram-nos com seus mantos e fizeram-no montar. Então a multidão estendia os mantos pelo caminho, cortava ramos de árvores e espalhava-os pela estrada. E toda aquela multidão, que o precedia e que o seguia, clamava: “Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!”

Jesus ressuscita Lázaro. Imagem da Igreja de Bethânia, casa de Lázaro.

Jesus ressuscita Lázaro. Imagem da Igreja de Bethânia, casa de Lázaro.

Quando ele entrou em Jerusalém, alvoroçou-se toda a cidade, perguntando: “Quem é este?” A multidão respondia: “É Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.” Mt 21,1-11

Jesus é chamado de profeta e o povo o acolhe gritando Hosana ao Rei que quer dizer; por favor, salva-nos. Este povo não tem conhecimento que Jesus é Deus, é o Messias enviado do Pai.

Jesus veio para confundir, o povo queria uma pessoa que fizesse justiça, mas Ele veio trazer a paz, a boa nova da salvação e nos ensinar que o seu reino é do amor e não da justiça como estavam acostumados a fazer “olho por olho e dente por dente”. Ex 21,24

Jesus andava muito, entre o Monte das Oliveiras, Betfagé e Bethânia. Este lugar tornou-se muito sagrado para os judeus e cristãos e ainda porque é de Betfagé que se inicia a Semana Santa. Jesus morava em Bethânia na casa de Lázaro.

Ao montar em uma jumenta, o povo aclama “Hosana ele vem nos salvar”, mas é por meio da humilhação.

É de Betfagé que Jesus avista toda Jerusalém e realiza a sua entrada triunfal se humilhando – “O que é loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”. I Cor 1,25

Em toda a sua vida, Jesus mostra-se como nosso modelo. Ele é “o homem perfeito” que nos convida a tornar-nos seus discípulos e a segui-lo: por seu rebaixamento, deu-nos um exemplo a imitar; por sua oração, atrai à oração; por sua pobreza, chama a aceitar livremente o despojamento e as perseguições.

Tudo o que Cristo viveu foi para que pudéssemos vivê-lo nele e para que Ele o vivesse em nós. CIC 520 e 521