O Cenáculo

O Cenáculo é uma grande sala que encontramos no piso superior da casa.

A palavra Cenáculo quer dizer convivência e refeição e foi nesta grande sala que aconteceu a última ceia com Jesus e seus apóstolos.

Na noite de Quinta-feira Santa Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio, foi na mesma ocasião que aconteceu o lava pés.

Foi nesta mesma sala que Jesus ressuscitado apareceu aos apóstolos e neste local nasce a Igreja no dia de Pentecostes.

É um local de muito significado para os cristãos.

 

Imagens do Cenáculo

Imagens do Cenáculo

Os discípulos no Cenáculo

Atos 1,12-14.2,1-4

Voltaram eles então para Jerusalém do monte chamado das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, distante uma jornada de sábado. Tendo entrado no cenáculo subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago.

Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele.

Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem