O povo de Deus no deserto andava

A Fonte de Meriba

Escrevendo este post me lembrei de uma música “O povo de Deus no deserto andava e a sua frente alguém caminhava”.

Esta pessoa que vai a frente é Moisés.

Por que conduziste a assembleia do Senhor a este deserto, para nos deixares morrer aqui com os nossos rebanhos?

Mas esta era a reclamação do povo israelita que havia saído do Egito. Eles estavam sendo conduzidos por Moisés e Aarão a terra prometida.

Moisés e Aarão tinham uma intimidade com Deus que os guiavam principalmente nas dificuldades, mas esse povo estava indo contra, pois não havia água para beber.

Por causa desta situação os dois foram ouvir a Deus e prostraram em terra.

 

Local onde a fonte de Meriba se encontra.

O Senhor apareceu em glória e falou a Moisés, “toma a tua vara convoca o seu povo junto com Aarão. Ordena ao rochedo, diante de todos que dê água, farás brotar a água do rochedo e darás de beber para a assembleia e para o rebanho”.

Moisés fez o que o Senhor mandou e a água jorrou em abundancia, beberam e deram aos seus rebanhos.

Este povo murmurava quando não tinha comida e Deus lhes dava o maná, reclamavam quando não tinham o que beber e Deus providenciava a água, o mal era atribuído a Deus.

Esse povo havia saído da escravidão do Egito, mesmo com todo o sofrimento vivido naquele lugar não enxergavam a promessa e as graças do Senhor.

 

Ao entrar encontramos a fonte de Meriba e a pedra onde possivelmente Moisés bateu com sua vara e fez jorrar água.

Quando peregrinamos à Jordânia, percebemos o quanto aquele povo sofria com o calor do deserto. Percebemos também que a água e a comida são como ouro para aquele lugar. O povo que tinha água e comida era considerado “rico”, e não precisavam se preocupar com mais nada. Ter o que beber e comer eram o suficiente.

Quando experimentamos este calor entendemos a murmuração deste povo, pois não é fácil.

Mas o Senhor queria liberta-los não só da escravidão ou sofrimentos na caminhada rumo a terra prometida, o Senhor queria dar a água da vida, onde nos sacia de toda a sede.

Na terra prometida o Senhor lhes mostraria que não somos deste mundo, que todo o sofrimento vivido aqui é vão, pois o nosso lugar é o céu.

Mas se perderam diante de tanta murmuração sem entender os propósitos de Deus, e Moisés que duvida, vê, mas não entra na terra prometida.

Não podemos nos perder na murmuração das pessoas que estão a nossa volta, precisamos ter o olhar fixo na meta, fixo em Jesus, na promessa de Deus para a nossa vida.

É a oração e a intimidade com Deus que nos sustentarão. Pode vir falar mal da Igreja, do Papa, das pessoas que estão conduzindo o rebanho, os padres e bispos que não iremos desviar. Toda a reclamação e tudo o que é negativo não vem do Senhor e serve somente para tirar do nosso caminho.

Fixemos em Deus ele é o nosso tudo e ele sabe o caminho que devemos percorrer para chegarmos ao céu, pois lá é o nosso lugar.

Encontramos as águas de Meriba e segundo informações o significado da fonte de Meriba é contestação e até hoje encontramos o rochedo que Moisés com sua vara fez jorrar água.

Há uma dúvida sobre a fonte ser do Sinai ou de Meriba, na Jordânia não existe o interesse de se fazer um estudo para comprovar a veracidade da fonte.

Hoje ao visitar a Jordânia percorremos o caminho de ônibus com aquecedor e ar condicionado que nos dá o maior conforto e temos água a nossa disposição. Não passamos pela dificuldade do povo israelita.

Acompanhe lendo as passagens bíblicas em Num 20,4.8.13.